Van Grog
Com a competência de um Chef Le Cordon Bleu, o baiano Lucius Gaudenzi, o Restaurante Van Grog, estrategicamente localizado no "novo" bairro da Barra, abriu, recentemente, com a interessante proposta de cozinha de raiz.
Fotos: Gabriela Simões
Resgatar aquela velha comida baiana, que a gente cresceu comendo e que, a cada dia, está cada vez mais difícil de encontrar. Com as mais modernas técnicas da alta gastronomia, o Van Grog quer resgatar sabores que identificam a história e cultura de um povo, através da sua culinária. Na casa é oferecido um bom Sarapatel, Moqueca de Arraia, Moqueca de Ovo, Rabada, Quiabada, dentre outros pratos típicos da culinária de Salvador e de outros recantos da Bahia.
Com a competência de sempre, o Chef Lucius conseguiu resgatar os velhos sabores da Bahia. "O Van Grog nasceu da ideia da gente fazer um resgate de umas receitas baianas antigas, que estavam perdidas. Quando vi a proposta achei maravilhosa. A ideia de resgatar comidas que a gente não está acostumado a comer no dia à dia. São comidas que vem de berço de Mainha, de Vovó", explica o Chef.
Para conseguir este resgate, o Chef fez um trabalho de pesquisa procurando fornecedores locais para os insumos do Restaurante. "Neste Menú com 70 pratos, agente está valorizando os produtores locais porque não temos nenhum fornecedor de fora da Bahia. Meu camarão seco vem de Valença, a minha farinha vem de Nazaré, a costeleta de Carneiro vem do Oeste Baiano, de Brumado", explica o Chef.
O cuidado também foi estendido aos coquetéis oferecidas no Cardápio que foi criado pelo renomado Bar Man, Derivan de Souza. "A ideia foi fazer uns Coquetéis de Verão. Como Salvador recebe muita gente nesta época e o Van Grog está aqui na linha de frente, vim aqui para contribuir. A casa tem um Cardápio de bebidas separado, com algumas criações minhas que serão preparadas pelo pessoal do Bar, com bastante cor, Van Grog é cor, bastante sabor e bem refrescante, em copos grandes e que nos remetam ao Verão", explica o Bar Man Derivan.
Labels
Degustei
Post A Comment
Nenhum comentário :