E ai galera

[E ai galera][bsummary]

Onde Ficar

[Onde Ficar][threecolumns]

Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Chef Jr Durski compartilha receita especial de sua infância

Prato típico polonês, Pierogi é a dica para diversificar e enriquecer os cardápios das ceias de final de ano.

Prato típico polonês, Pierogi.
Colaboração de texto e foto: Débora Rezende/Texto e Cia

O Natal é uma data repletade memórias. Seja pelo som das músicas próprias da época, pelo toque dos abraços e beijos trocados na confraternização, pelo aroma vindo da cozinha na preparação da ceia ou pela riqueza e diversidade de sabores colocados à mesa para a festa, o Natal traz sempre boas lembranças.

Para o chef Júnior Durski, o Natal tem um toque polonês. “Sempre tínhamos Pierogi à mesa e o Natal sempre era especial”, lembra o presidente e chef dos restaurantes Madero, que mantém até hoje as tradições da cozinha polonesa e ucraniana em seu restaurante de cozinha internacional, o Durski, eleito em 2016 o melhor de Curitiba.

O Pierogi é um pastel cozido, originário da Polônia e do oeste da Ucrânia. Normalmente, são recheados com batata, chucrute, carne, queijo ou frutas. “Esse prato tem um significado especial pra mim, é referência de comfortfood, pois lembra muito minha infância. De preparo simples e muito saboroso, não podia deixar de fazer parte da minha ceia de Natal ou festas de fim de ano”, comenta.

Como essa é uma época própria para compartilhar mensagens, presentes e bons pensamentos, o chef compartilha uma receita especial de Pierogi para quem quiser variar e impressionar na sua ceia de Natal e de final de ano.

RECEITA
TEMPO DE PREPARO: 45 minutos
RENDIMENTO: 8 pessoas

INGREDIENTES PARA A MASSA
· 300 gramas de farinha de trigo
· 150 ml de água

INGREDIENTES PARA O RECHEIO
· 1 kg de batata
· 1 unidade de cebola grande picada
· 4 colheres de sopa de azeite de oliva
· 250 gramas de ricota amassada
· sal a gosto

INGREDIENTES PARA O MOLHO
· 500 gramas de patinho cortado em cubos pequenos
· 1 unidade de cebola grande picada
· 3 dentes de alho
· 200 gramas de tomate pelado
· 4 colheres de sopa de azeite de oliva
· sal a gosto
· pimenta a gosto
· cheiro verde a gosto

COMPLEMENTO (OPCIONAL)
· nata a gosto
· cebola frita
· krin (raiz forte com beterraba)

MODO DE PREPARO
RECHEIO
Cozinhe a batata até amolecer e amasse-a no espremedor. Frite a cebola no azeite de oliva até dourar e misture com a batata amassada. Adicione sal a gosto. Deixe esfriar. Quando estiver frio, misture a ricota.

MASSA
Misture a farinha com a água. Sove bem a massa até ficar lisa. Abra a massa com um rolo ou cilindro e corte com um cortador ou utilize a boca de um copo. Coloque o recheio no centro da massa e feche as bordas. Cozinhe em água salgada fervente. Estará no ponto quando boiar, aproximadamente dois minutos.

MOLHO
Esquente uma panela, coloque o azeite de oliva, a cebola, o alho e a carne. Frite até dourar. Neste ponto, acrescente o tomate picado e deixe cozinhando até a carne amolecer. Se preciso, adicione água aos poucos. Finalize temperando com sal, cheiro verde e pimenta a gosto.


Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Adega

[Adega][grids]