Associação Pizzarias Unidas do Brasil comemora 20 anos com grande influência no mercado
Apubra nasceu da junção de empresários do setor
e possibilitou, entre outros feitos, a aceitação do Cream Cheese no Brasil.
Colaboração de texto e foto: Rayssa Kussama/Markable
Criada há 20 anos, a Apubra - Associação
Pizzarias Unidas do Brasil surgiu da necessidade de empresários de trocar
informações sobre o setor para conhecer a fundo o mercado em que trabalhavam e
assim buscar conhecimento, capacidade de articulação, realizar grandes compras,
e, principalmente, compartilhar processos e soluções com os colegas de
profissão. De máquinas de cartão a novos processos de embalagens, todos os
assuntos referente ao universo da massa mais amada pelos brasileiros passam
pelo critério da associação que está em constante crescimento e espera em 2023
se consolidar como referência em informações sobre o segmento no país.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e
Pequenas Empresas - Sebrae foi decisivo para que a associação desse os
primeiros passos. No ano de 2002, alguns empresários do ramo, incluindo Ricardo
Barros e Edmilson Damasceno, fundadores da associação, já negociavam juntos aos
fornecedores, mas acabavam realizando as compras de forma individual. Foi então
que um consultor da maior empresa de apoio a empresários no Brasil sugeriu que
a união acontecesse.
Nos anos seguintes, novos membros foram
chegando e a Pizzarias Unidas - como era chamada até então - ganhou a sua
primeira sede no Pacaembu, em São Paulo. Em 2016, com nova diretoria e planos
de expansão, mudou a sede para os Campos Elíseos. Neste local, em 2017, a
associação passou a ter abrangência nacional e adotou o nome atual. Em 2020,
devido à degradação da região, a pandemia e sensível à situação dos associados,
mudou-se novamente e assumiu o bairro da Consolação como a sua nova sede, onde
está hoje em dia, sob a presidência de Gustavo Cardamoni.
Juntos, os empresários puderam perceber outras
dores do setor que iam muito além das compras de produtos e chegavam em setores
como comunicação, marketing e até mesmo embalagens. Constataram ali que
poderiam agregar em diversas frentes que beneficiaria a todos.
Para Cardamoni, estar à frente de uma
associação tão significativa para o mercado é uma honra. “Estar no comando de
uma associação que agrega tanto para os empresários da pizza, fornecedores e
até mesmo para o consumidor final, é muito gratificante. É muito bom poder
ajudar o nosso setor a entender a relevância que ele tem, além da oportunidade
de aprimorar o resultado de todos os envolvidos. A Apubra está aqui para isso,
para ser essa força e essa potência de informação da pizza”, avalia.
Contribuições
históricas marcam a relevância da Apubra no país
O projeto foi crescendo e em pouco tempo teve
como parceiro a Perdigão, hoje pertencente ao grupo BRF. Com o novo parceiro, a
associação entendeu que a entrega de alimentos apenas pela manhã não funcionava
no setor, já que os estabelecimentos atuam majoritariamente à noite. Foi então
que a empresa passou a realizar entregas noturnas.
Outro case de sucesso da associação é o Cream
Cheese. Quando o produto chegou ao Brasil não teve uma boa aceitação no mercado.
Outra marca do grupo BRF, a Sadia, criou então uma pizza com o condimento e,
com a recomendação e incentivo da associação, o produto hoje é muito consumido
pelo público em diversas combinações de sabores de pizzas.
Além dos cases de sucesso conquistados mediante
iniciativas da Apubra, a associação tem o objetivo de se consolidar como
referência em informações sobre o segmento no país, no fomento de informações
de qualidade e atualizada sobre o mercado gastronômico de pizzas, por meio de
dados precisos de balanços anuais e levantamentos junto aos associados. Para tanto, a associação também disponibiliza
conteúdos relevantes para repassar os ensinamentos fundamentais a toda cadeia,
entre eles fornecedores, pizzarias e até mesmo os consumidores.
O presidente da Apubra, Gustavo Cardamoni. |
Labels
Notícias
Post A Comment
Nenhum comentário :