Números mostram recuperação de fôlego do setor de Food Service
Após ser um dos setores mais afetados pela
pandemia, Food Service tem um 2022 de recuperação e números que entusiasmam.
Colaboração de texto e foto: Nicole Thuler/ACOM
O setor de Food Service recuperou-se totalmente
da crise ocasionada pela COVID-19 e ainda apresentou um crescimento exponencial
em relação ao período de ápice da pandemia. É o que mostra o levantamento
realizado pela ACOM Sistemas, empresa de tecnologia especializada em soluções
para o Food Service, em uma amostra da sua base de clientes.
O ERP EVEREST, sistema desenvolvido pela ACOM,
extraiu os valores de dois importantes indicadores de desempenho: o volume de
comandas processadas e o total de vendas realizadas entre os anos de 2019 e
2022. A amostra contemplou empresas como restaurantes, bares, casas noturnas e
distribuidoras, foco de atendimento do EVEREST Food Service.
O levantamento expôs um cenário que a ACOM pôde
acompanhar de perto nos últimos anos, e também reafirmou o movimento de
recuperação que o mercado vem percebendo nos últimos meses. Começando pelo
segundo trimestre de 2020, quando a pandemia estava em processo de
consolidação, houve uma redução de 68% no volume de comandas processadas, se
comparado ao mesmo período de 2019, ano pré-pandemia, quando o Food estava
alçando voos importantes.
Em relação ao volume de vendas dentro do mesmo
recorte temporal, a redução é de 86%, algo inimaginável para muitos empresários
do setor. Tanto que muitos deles fecharam suas portas no decorrer dos meses
subsequentes. De acordo com a análise da ACOM, 2020 fechou com uma redução de
35% no total das vendas em relação ao ano de 2019.
Já em 2021, segundo ano da pandemia, o setor
começou a ensaiar um retorno, e apresentou um crescimento gradual no decorrer
dos trimestres. Pode-se dizer que isso foi possível graças a uma reinvenção e à
construção de estratégias comerciais por parte dos empresários que mantiveram
suas operações em pleno funcionamento.
O resultado foi um fechamento com um
crescimento no volume de comandas 42% maior em comparação a 2020 e 5% maior que
em 2019. Ou seja, os resultados obtidos já se mostravam melhores que o período
pré-COVID. O volume de vendas seguiu o mesmo caminho, com um resultado
financeiro 87% maior em relação a 2020 e 22% maior que em 2019.
Eduardo
Ferreira, CCO da ACOM Sistemas
"Se houve um setor que passou por enormes
transformações nos últimos anos e aprendeu com as adversidades foi o Food
Service. A pandemia despertou uma crise econômica que impactou diretamente o
poder de compra dos consumidores, o seu modelo de consumo e a capacidade de os
estabelecimentos garantirem custos saudáveis dentro de suas operações. Quem
entendeu essa nova realidade e buscou formas alternativas de garantir as vendas
foi recompensado com bons resultados”, opina Eduardo Ferreira, CCO da ACOM
Sistemas.
Entrando em 2022, temos um cenário mais
favorável com a consolidação das vacinas contra a COVID-19 e as práticas de
prevenção muito mais internalizadas por consumidores e estabelecimentos. O
movimento de retorno mostrou-se ainda mais forte que no ano anterior,
representados pelos números obtidos na conclusão do ano. Em relação às comandas
processadas, o levantamento da ACOM apontou um crescimento 6% superior a 2021 e
12% maior que em 2019, ano pré-pandemia. No volume de vendas, 2022 supera o ano
anterior em 49% e 2019 em 82%.
O que
mostra o mercado?
Outro levantamento, agora realizado pela
Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), também no período entre
2020 e 2022, confirma o que apurou a ACOM, revelando um crescimento do setor: o
salto ficou em torno dos 10% no ano passado ante a retração de 27,5% em 2020,
ano de pico da pandemia.
Tecnologia
como agente da transformação
Essa melhora está muito relacionada com a
mudança de mindset a que os empresários do Food Service tiveram de aderir para,
em primeiro lugar, manter suas operações ativas diante do isolamento social; e,
em segundo lugar, ainda buscar resultados positivos. O investimento em
tecnologia foi uma das principais receitas para a retomada dos rumos.
"Como muita coisa mudou de uma hora para
outra, foi preciso uma rápida adequação ao novo mercado e ao novo modelo de
consumo. Muitos empreendimentos precisaram reforçar ou até mesmo implementar
sistemas de delivery e take out, enquanto outros apostaram em modelos de
negócio em ascensão, como as dark kitchens. Mas, independentemente do caminho,
a tecnologia foi um grande facilitador desse processo”, explica Ferreira.
Entre as inúmeras soluções que esse mercado
apresenta, os ERPs ou Sistemas de Gestão Integrada tiveram papel de destaque
entre os empresários que desejavam atender a esse novo modelo de negócio.
Dotados de muita tecnologia, como machine learning, automatizações e
operacionalização em nuvem; ferramentas estratégicas, como business
intelligence; e indicadores, como CMV e Engenharia de Cardápios, um sistema de
gestão gera os números necessários para que o empresário possa entender sua
realidade e construir estratégias para atingir seus objetivos.
Apoiados por um ERP estão, por exemplo, a
gestão de estoque do restaurante, ajudando o empresário a eliminar
desperdícios, reduzir perdas operacionais, criar margens para negociações com
fornecedores e aumentar a eficiência no controle de insumos. Outra contribuição
pode ser percebida nos processos financeiros, por meio da automatização de
atividades e da criação de rotinas que elevam a produtividade da operação e a
segurança nas informações dos fluxos internos.
“A gestão inteligente e integrada oferecida por
um ERP proporciona ao empreendedor um fortalecimento do seu negócio graças à
compreensão de seus pontos fortes e dos processos que merecem uma maior
atenção; e a uma operação que está sempre alinhada aos seus objetivos. Com as
informações geradas pelo sistema, o empresário consegue construir estratégias
que ajudam a impulsionar suas vendas e a entregar um serviço de excelência aos
seus clientes”, diz o CCO da ACOM.
Números mostram recuperação de fôlego do Food Service. |
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