O que é que a Bahia tem

[O que é que a Bahia tem][bsummary]

Onde Ficar

[Onde Ficar][threecolumns]

Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Como fazer Escondidinho de cogumelo com batata doce

Chef do Comitê Umami ensina passo a passo de um escondidinho de cogumelo com batata doce de dar água na boca.

Como fazer Escondidinho de cogumelo com batata doce Foto
Como fazer Escondidinho de cogumelo com batata doce.
Colaboração de texto: Luiza Araújo/Race
Colaboração de foto:  Comitê Umami
 
A rotina do dia a dia pode deixar o paladar acostumado, por isso é indicado diversificar a alimentação, tanto em sabores quanto em alimentos. Essa prática ajuda não só a ingerirmos diversos nutrientes encontrados em grupos de alimentos específicos, como também a mantermos uma alimentação saudável e equilibrada sem precisarmos recorrer sempre ao mesmo prato.
 
Uma boa forma de garantir refeições diferentes e mais saborosas é a inclusão de alimentos umami, o quinto gosto básico do nosso paladar. “Além dos diversos benefícios para a saúde, os alimentos umami são ricos em glutamato, o que realça o sabor dos pratos”, afirma o chef de cozinha do Comitê Umami, Matheus Aguiar.

O quinto gosto está presente nos mais diversos tipos de alimentos, desde frutas, verduras e legumes a cogumelos e carnes. “O umami tem um gosto super característico e também se manifesta por sensações, como a salivação ao pensar em uma macarronada com molho de tomate e queijo parmesão, por exemplo”, explica Matheus.

Pensando em diversificar o cardápio do dia a dia, o chef separou um prato inusitado e muito saboroso para agradar a família toda: um escondidinho de cogumelo com batata-doce. Feito com cogumelos shimeji, shitake e paris e um tempero incrível. A receita é super umami, e vai deixar todo mundo com água na boca!
 
Escondidinho de cogumelo com batata-doce
(Tempo de preparo 35 minutos)
Serve: 06 porções
 
Ingredientes
 
meia colher (sopa) de azeite de oliva (7,5 ml)
2 xícaras (chá) de cogumelos shiitake cortados em fatias (140 g)
2 xícaras (chá) de cogumelos shimeji, separados (140 g)
2 xícaras (chá) de cogumelo paris, em fatias (160 g)
3 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada (15 g)
1 colher (chá) de sal (5 g)
2 pitadas de pimenta-do-reino (0,4 g)
1 colher (chá) de mostarda (5 g)
2 batatas-doces médias, cozidas e espremidas ainda quentes (800 g)
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino (30 g)
 
Modo de preparo
 
Em uma frigideira média, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Junte os cogumelos e refogue-os por 5 minutos, ou até ficarem macios e levemente dourados. Acrescente a cebolinha-verde e tempere com metade do sal, a pimenta e a mostarda. Retire do fogo e reserve.
Em uma tigela média, coloque a batata-doce espremida e misture com o sal restante e metade do queijo.
Em um refratário quadrado médio (21 cm), disponha o refogado de cogumelos e, por cima, espalhe o purê de batata-doce, alisando a superfície com as costas de uma colher.
Salpique o parmesão restante e leve ao forno quente (220 graus), preaquecido, por 15 minutos, ou até aquecer e dourar ligeiramente na superfície.
Retire do forno e sirva em seguida.
 
Umami
 
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br.

Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Adega

[Adega][grids]