E ai galera

[E ai galera][bsummary]

Onde Ficar

[Onde Ficar][threecolumns]

Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Empreendedora baiana transformou produção familiar de cacau em negócio de alto padrão na periferia de São Paulo

Josiane Luz já conquistou o terceiro lugar no prêmio "Bean to bar" com os produtos da própria marca, a Luzz Cacau.
 
Empreendedora baiana transformou produção familiar de cacau em negócio de alto padrão na periferia de São Paulo
Baiana transforma produção familiar em negócio de alto padrão.
Colaboração de texto e foto: Amanda de Oliveira/Atitude Hub
 
Ainda na barriga da mãe, Josiane já estava entre as plantações de cacau, no centro-sul da Bahia. Mas, mesmo sendo o sustento da família por gerações, o fruto não oferecia grande rentabilidade sendo produzido do modo convencional. Foi pensando nisso que, em 2019, a empreendedora decidiu aperfeiçoar a produção e investir nos grãos de alto padrão – o pontapé inicial para a fundação da Luzz Cacau.
 
Desacreditada pelo pai, que não imaginava o grande potencial lucrativo do cacau àquela altura, Josiane entrou em uma jornada de estudos sobre o desenvolvimento e o mercado do cacau refinado no Brasil. Depois de entender quais estratégias adotaria para alavancar o negócio, o próximo desafio da baiana era convencer o pai a aderir às novas técnicas e focar na produção dos grãos mais caros.
 
“Não foi simples trazer um conceito novo e tentar implantá-lo em uma produção tradicional. Precisei demonstrar, com dados, que os frutos poderiam oferecer mais rentabilidade ao negócio familiar e que valeria a pena mudar o desenvolvimento dos grãos depois de tanto tempo trabalhando com os processos convencionais”, conta a fundadora da Luzz Cacau.
 
Com o apoio do pai, a empreendedora enviou os primeiros quilos do cacau fino para análise em um laboratório especializado na Bahia, com a expectativa de receber a certificação dos grãos como refinados. No entanto, quando o laudo chegou, Josiane teve uma surpresa: sua produção tinha ultrapassado a meta e alcançado o certificado de grãos finos com excelência.
 
Já em 2020, após notar que também poderia desenvolver chocolates gourmets, a chocolate maker fundou a Luzz Cacau – marca especializada em cacau fino, com produção artesanal e tradicional. No mesmo ano, o empreendimento ocupou o terceiro lugar na premiação “Bean to Bar”, entre os melhores produtos da categoria produzidos nacionalmente.
 
Além disso, empresa da baiana integra, ainda, a categoria “tree to bar”, que designa os produtos com processo transparente desde a colheita, na árvore, até a produção final e transformação dos grãos em barras. Atualmente, o negócio de Josiane conta com mais de 134 pontos de venda no país, loja online e portfólio com opções de barras e com o lançamento dos Ovos de Páscoa, que variam entre a intensidade do sabor do cacau.
 
Sobre a Luzz Cacau:
 
O cuidado em toda a produção somada às modernas técnicas de produção, de modo a posicionar o cacau como o verdadeiro "ouro" nacional, proporciona uma experiência degustativa única. Logo no primeiro ano de operação, a Luzz Cacau já conquistou o terceiro lugar no pódio dos melhores chocolates brasileiros, prêmio “bean to bar”, com o produto barra ao leite.O projeto de expansão já começa a ganhar forma e deve deslanchar ainda em 2021. Atualmente no leque de produtos é possível encontrar 9 sabores: o Chocolate Intenso 71%, Chocolate Intenso 62%, Chocolate Intenso 52%, Chocolate Intenso 62% com Pitanga Nativa, Chocolate Branco 36% com Açaí e o Chocolate Branco 36% com Gengibre. “Todos nossos chocolates são 100% naturais e prezamos sempre pelo sabor de maneira saudável”. Finaliza Josiane Luz.

Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

2 comentários :


Adega

[Adega][grids]