Empreendedora baiana transformou produção familiar de cacau em negócio de alto padrão na periferia de São Paulo
Josiane Luz já conquistou o terceiro lugar no
prêmio "Bean to bar" com os produtos da própria marca, a Luzz Cacau.
Colaboração de texto e foto: Amanda de Oliveira/Atitude Hub
Ainda na barriga
da mãe, Josiane já estava entre as plantações de cacau, no centro-sul da Bahia.
Mas, mesmo sendo o sustento da família por gerações, o fruto não oferecia
grande rentabilidade sendo produzido do modo convencional. Foi pensando nisso
que, em 2019, a empreendedora decidiu aperfeiçoar a produção e investir nos
grãos de alto padrão – o pontapé inicial para a fundação da Luzz Cacau.
Desacreditada pelo pai, que não imaginava o
grande potencial lucrativo do cacau àquela altura, Josiane entrou em uma
jornada de estudos sobre o desenvolvimento e o mercado do cacau refinado no
Brasil. Depois de entender quais estratégias adotaria para alavancar o negócio,
o próximo desafio da baiana era convencer o pai a aderir às novas técnicas e
focar na produção dos grãos mais caros.
“Não foi simples trazer um conceito novo e
tentar implantá-lo em uma produção tradicional. Precisei demonstrar, com dados,
que os frutos poderiam oferecer mais rentabilidade ao negócio familiar e que
valeria a pena mudar o desenvolvimento dos grãos depois de tanto tempo trabalhando
com os processos convencionais”, conta a fundadora da Luzz Cacau.
Com o apoio do pai, a empreendedora enviou os
primeiros quilos do cacau fino para análise em um laboratório especializado na
Bahia, com a expectativa de receber a certificação dos grãos como refinados. No
entanto, quando o laudo chegou, Josiane teve uma surpresa: sua produção tinha
ultrapassado a meta e alcançado o certificado de grãos finos com excelência.
Já em 2020, após notar que também poderia
desenvolver chocolates gourmets, a chocolate maker fundou a Luzz Cacau – marca
especializada em cacau fino, com produção artesanal e tradicional. No mesmo
ano, o empreendimento ocupou o terceiro lugar na premiação “Bean to Bar”, entre
os melhores produtos da categoria produzidos nacionalmente.
Além disso, empresa da baiana integra, ainda, a
categoria “tree to bar”, que designa os produtos com processo transparente
desde a colheita, na árvore, até a produção final e transformação dos grãos em
barras. Atualmente, o negócio de Josiane conta com mais de 134 pontos de venda
no país, loja online e portfólio com opções de barras e com o lançamento dos
Ovos de Páscoa, que variam entre a intensidade do sabor do cacau.
Sobre a
Luzz Cacau:
O cuidado em toda a produção somada às modernas
técnicas de produção, de modo a posicionar o cacau como o verdadeiro
"ouro" nacional, proporciona uma experiência degustativa única. Logo
no primeiro ano de operação, a Luzz Cacau já conquistou o terceiro lugar no
pódio dos melhores chocolates brasileiros, prêmio “bean to bar”, com o produto
barra ao leite.O projeto de expansão já começa a ganhar forma e deve deslanchar
ainda em 2021. Atualmente no leque de produtos é possível encontrar 9 sabores:
o Chocolate Intenso 71%, Chocolate Intenso 62%, Chocolate Intenso 52%,
Chocolate Intenso 62% com Pitanga Nativa, Chocolate Branco 36% com Açaí e o
Chocolate Branco 36% com Gengibre. “Todos nossos chocolates são 100% naturais e
prezamos sempre pelo sabor de maneira saudável”. Finaliza Josiane Luz.
Baiana transforma produção familiar em negócio de alto padrão. |
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