Mulheres bebem vinho
Conheça pesquisas que destacam a relevância e o
potencial das consumidoras para o mercado de vinhos e apontam motivos para
deixar alguns mitos no passado.
Colaboração de texto e foto: Bruno Costa/Hercog
“Isso é vinho de mulher”. Essa é uma frase que
ainda circula por aí, e mesmo que não seja diretamente afirmado, tende a estar
relacionada à ideia de que os vinhos apreciados por homens são diferentes. De
forma branda, em determinados contextos, a expressão é aplicada para dizer que
os vinhos que agradam paladares femininos não são bons. “Possivelmente essa
afirmação está mais relacionada a alguns mitos do que ao líquido engarrafado em
si. A grande verdade é que as mulheres são consumidoras em potencial e devem
ser valorizadas pelo mercado de vinhos”, comenta Thamirys Schneider, sommelière
da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de
importação.
As mulheres consomem vinhos dos mais variados
tipos e a pesquisa “Male and Female Wine Drinkers - Are They Really That
Different?”, realizada pela Wine Business, indica que, estatisticamente, o
mercado consumidor de vinho dos EUA é formado aproximadamente por 55% do
público feminino e 45% masculino. Além disso, o estudo mostra que, para ambos
públicos, os vinhos tintos varietais favoritos são das uvas Cabernet Sauvignon
e Merlot. Já o varietal branco favorito costuma ser o da uva Chardonnay. Os
dados norte-americanos ainda mostram que homens e mulheres preferem vinhos
tintos aos branco, mesmo que as mulheres do país consumam mais a uva White
Zinfandel. Ou seja, elas apenas diversificam mais suas escolhas e estão sempre
dispostas a conhecer diferentes estilos de vinhos.
O portal Bucks County Herald revelou, em “On
Wine: Men, Women, and Wine”, que 49% do mercado do vinho na Austrália é
composto por mulheres. Já o informativo Equal, sometimes different, divulgado
pelo portal Wine Intelligence com dados de seis mercados-chave para o vinho
(Austrália, Canadá, China, Japão, Reino Unido e Estados Unidos), que, juntos,
representam cerca de 230 milhões de consumidores de vinhos, indica que o
mercado consumidor fica praticamente dividido em 50% para os homens e 50% para
as mulheres, e ainda mostra que homens e mulheres bebem a mesma quantidade
média de vinho.
Por outro lado, o estudo da Wine Intelligence
mostra que ambos perfis de consumidores têm níveis semelhantes de conhecimento
sobre vinho, embora homens falem com mais confiança sobre o assunto. “Nota-se
que não se trata sobre ter conhecimento ou não, até porque está confirmado que
mulheres sabem tanto quanto os homens sobre o tema. É algo que tange ao cultural,
onde homens se sentem mais confortáveis a compartilhar suas opiniões do que
mulheres”, observa Thamirys. Em um contexto global geral, o estudo indica que
mulheres estão muito mais dispostas a conhecer propostas de vinhos
diferenciadas, como é o caso dos vinhos orgânicos ou os de produção
sustentável, e levanta também evidências de que as mulheres são mais propensas
a comprar vinhos elaborados por enólogas.
Por outro lado, a Wine Business na pesquisa
“Male and Female Wine Drinkers - Are They Really That Different?” ressalta que,
além das questões técnicas, o consumo do vinho por mulheres é guiado por
motivação social e descontração, enquanto o de homens tende a estar relacionado
a momentos mais pragmáticos e cerimoniosos.
Em outras palavras, as mulheres bebem vinhos,
entendem sobre vinho, diversificam o seu consumo e estão mais dispostas a
conhecer e comprar diferentes estilos de vinhos. Logo, não existe “vinho de
homem” e “vinho de mulher”, existe uma infinidade de vinhos e um vasto mercado
consumidor.
“Mulheres bebem vinho, independente de qual
seja, e participam ativamente enquanto mercado consumidor. Limitar um estilo de
vinho para as mulheres é limitar a expansão do mercado, é invisibilizar um
expressivo número de pessoas dispostas a consumir, diversificar e socializar
essa bebida tão diversa. Mulheres, ergam suas taças!”, conclui a sommelière.
Mulheres bebem vinho. |
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