Starbucks chega em Salvador, no Shopping da Bahia
Inauguração reforça o compromisso da marca com
a geração de empregos e crescimento no mercado brasileiro; Bahia é o nono
estado do Brasil a receber a marca e inicia a agenda de expansão no Nordeste.
Colaboração de texto: Caroline Sargologos/Edelman
Colaboração de foto: Starbucks Brasil
A Starbucks Brasil inaugurou sua primeira loja
no Nordeste.
Como parte da estratégia contínua de expansão
no Brasil, a SouthRock - operadora licenciada das lojas da Starbucks no País -
anunciou hoje a abertura da primeira loja Starbucks no estado da Bahia.
Localizada no Shopping da Bahia, na capital Salvador, a unidade celebra a
chegada da sereia ao Nordeste e o início do plano de crescimento para a região
em 2023, com o objetivo de levar a Experiência Starbucks para cada vez mais
clientes no país. Uma segunda loja em Salvador, no Shopping Barra, está
prevista para inaugurar ainda no primeiro semestre de 2023, e a marca
continuará a expandir na região Nordeste, com a entrada nos estados dePernambuco (Recife) e Ceará (Fortaleza), ainda este ano.
"Estamos muito entusiasmados com a
abertura da primeira loja da Starbucks na Bahia, um estado tão rico
culturalmente e uma importante região fornecedora de café para a Starbucks. É
uma honra trazer a Starbucks para Salvador e reafirmar nossa missão de inspirar
e nutrir o espírito humano, uma pessoa, uma xícara e uma comunidade de cada
vez", celebra Claudia Malaguerra, diretora geral da Starbucks no Brasil.
Starbucks compra café do estado há mais de uma
década, e usa grãos baianos arábica de alta qualidade em uma variedade de cafés
produzidos pela marca, mas em especial no Starbucks® Brasil Blend, um café
pensado especialmente para o paladar brasileiro, que também conta com grãos das
regiões de Minas Gerais e São Paulo. Desenvolvido em 2006 para marcar a chegada
da marca no país, ele é o café tradicional do dia a dia das lojas no Brasil,
além de ser um sucesso de globalmente, já tendo sido exportado para diversos
países.
As lojas da Starbucks contam com um espaço
aconchegante e confortável para que os clientes possam desfrutar de cafés
arábica de alta qualidade, do Brasil e do mundo, além de bebidas artesanais
preparadas pelos baristas, de acordo com as preferências de cada cliente. Além
do Starbucks® Brasil Blend, as opções do menu incluem diversos produtos
especialmente pensados para os consumidores brasileiros, como o Starbucks
Brigadeiro Frappuccino®, bem como a receita exclusiva do tradicional Pão de
Queijo, um dos itens mais pedidos.
Com essa inauguração, a Starbucks Brasil busca
oferecer aos clientes um lugar onde possam se reunir e se conectar com
familiares e amigos através do café, além de desfrutar do melhor da Experiência
Starbucks, que reúne café de origem ética, o atendimento por baristas
experientes, inovação constante em produtos e serviços e um ambiente acolhedor,
onde todos são bem-vindos.
Os clientes também terão acesso ao programa de
fidelidade Starbucks Rewards™, que oferece benefícios exclusivos para seus
membros. Fazendo parte do programa, a cada R$3,50 gastos, o cliente receberá
uma estrela para juntar e trocar por itens da loja. Todos os pedidos da loja,
incluindo customizações de bebidas, podem ser feitos pelo app da Starbucks
Brasil.
Impactando
positivamente a comunidade local
Com a chegada da Starbucks à Bahia, cerca de 60
novos empregos diretos serão gerados para a comunidade local. Para apoiar ainda
mais e oferecer oportunidades aos membros da comunidade que a Starbucks atende,
a marca firmou uma parceria com a Associação Pracatum Ação Social e o Senac
Bahia, para oferecer cursos de barista e garçom. Inicialmente, a parceria
formará 20 jovens e adultos da comunidade do Candeal que buscam inserção no
mercado de trabalho. Após a formação, eles serão encaminhados às vagas
disponíveis nas lojas da Starbucks na cidade. Caso a pessoa não seja contratada
imediatamente, seu cadastro ficará disponível no banco de oportunidades da
Starbucks Brasil e do Senac Bahia.
Criada em 1994, pelo artista Carlinhos Brown, a
Associação Pracatum Ação Social, é uma organização da sociedade civil, sem fins
lucrativos, que realiza programas educacionais, culturais e de desenvolvimento
comunitário no Candeal, em Salvador, Bahia.
Surgiu da necessidade da comunidade de se profissionalizar e buscar
alternativas para melhorar a qualidade de vida e da inquietação de Carlinhos
Brown, que identificando o potencial dos moradores, propõe, através da música,
resgatar a herança cultural do Candeal e aproveitar elementos da realidade
local para promover a transformação socioeconômica. Desde então, a Pracatum vem
desenvolvendo ações, sempre buscando aproximar e fortalecer a comunidade
através de projetos voltados para o crescimento do bairro e profissionalização
de seus moradores. As atividades realizadas pela Pracatum estão divididas em
dois programas principais: Tá Rebocado - Programa de Desenvolvimento
Comunitário e Pracatum – Programa de música, educação e cultura.
Para oferecer ainda mais apoio aos partners
(como são chamados os colaboradores), a Starbucks Brasil levará para a Bahia o
projeto “Eu Sou”, que oferece apoio legal e psicológico a partners trans e
travestis para retificarem seus nomes e gêneros em suas certidões de
nascimento. Desde o seu início, em 2020, o projeto já transformou a vida de mais
de 100 pessoas no Brasil, apoiando colaboradores das lojas, escritórios
corporativos e outros negócios operados pela SouthRock no Brasil, além de
membros de ONGs parceiras. A edição de 2023 registrou recorde de partners
inscritos, dos estados brasileiros em que a Starbucks está presente atualmente.
Com a abertura das novas lojas, a Starbucks
Brasil também levará diversas iniciativas de marca para apoiar e retribuir às
comunidades locais. As iniciativas incluem:
CaramelDay: dia
do mês de dezembro em que o lucro líquido da venda de todas as bebidas de
Caramelo é doado à Fundação Gol de Letra para apoiar programas de educação de
jovens.
Mês doOrgulho - Pride: comemorado
durante todo o mês de junho, um mês especial em que a Starbucks Brasil apoia a
comunidade LGBTQIAP+ doando o lucro líquido das vendas do Pride Frappuccino®
para organizações locais sem fins lucrativos dedicadas à inclusão e
diversidade. Neste ano, a marca também beneficiará uma ONG da Bahia com a ação.
Global
Month of Good:
iniciativa global da marca que busca incentivar o voluntariado nos locais onde
as lojas estão inseridas, envolvendo organizações sem fins lucrativos
A relação com a Bahia vai além do amor
compartilhado por um bom café. No início de 2022, a Starbucks Foundation e aSouthRock fizeram doações conjuntas para apoiar os esforços imediatos de
socorro e recuperação no local após as chuvas intensas, inundações e
deslizamentos de terra no estado da Bahia. O financiamento designado para
apoiar comunidades em toda a Bahia foi distribuído para a World Central Kitchen
e a Gerando Falcões, em parceria com a Brazil Foundation, para fornecer comida,
água, abrigo de emergência e outras ajudas imediatas.
Além disso, conforme anunciado em 2022, a
Starbucks Foundation realizou uma doação à organização sem fins lucrativos
Water.org para apoiar 20.000 pessoas nas comunidades cafeeiras da Bahia e Minas
Gerais com acesso a soluções domésticas melhoradas de água e/ou saneamento.
Além disso, a Water.org desenvolverá e distribuirá materiais de conscientização
sobre água e saneamento para 10.000 pessoas com foco especial em mulheres e
meninas.
Siga a Starbucks Brasil no LinkedIn, Instagram,
Facebook, Twitter, TikTok e YouTube.
Sobre a
SouthRock
Operadora licenciada das marcas Starbucks, TGI
Fridays™, B.A.R. (Brazil Airport Restaurants), Subway e Eataly no Brasil, a
SouthRock foi fundada em 2015 com o objetivo de criar uma abordagem de
proprietário/operador para seu portfólio multimarcas (nacional e internacional)
de Alimentos e Bebidas no mercado brasileiro. A SouthRock está comprometida em
desenvolver uma forte cultura corporativa de empreendedorismo inclusivo com
seus partners (como os colaboradores são chamados) – enquanto expande marcas
globais e locais que se conectam com sua missão e valores - por meio de uma
abordagem que prioriza o cliente e o colaborador, para impactar positivamente
mais pessoas e comunidades por meio de suas marcas, oferecendo serviços de
qualidade e compartilhando seus valores e crenças.
Em 2018, a SouthRock assinou um contrato de
licenciamento exclusivo com a Starbucks, que lhe concedeu os direitos para
operar as lojas de todo o país (modelo 'Master Licensee' praticado globalmente
pela marca). A Starbucks chegou ao Brasil em 2006 e o processo de expansão das
lojas começou em 2019. Hoje, a marca está presente em São Paulo, Rio de
Janeiro, Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas
Gerais, Goiás e Bahia.
Starbucks chega em Salvador, no Shopping da Bahia. |
Colaboração de foto: Starbucks Brasil
Labels
Notícias
Post A Comment
Nenhum comentário :