Mercado do vinho investe em comunicação profissional
Marca diferenciada utiliza marketing e imprensa
para estar próxima do público.
Colaboração de texto e foto: Josi Quevedo/SmartCom
A comunicação é cada vez mais central para as
empresas. No mundo corporativo, para se ter uma ideia, os investimentos na área
aumentaram em 2022, movimentando R$ 30,2 bilhões no setor. E o mercado do vinho
segue essa tendência e vem escalando os benefícios de se comunicar bem com o
público. Prova disso são os recentes movimentos da Vinhos Nacionais para
impulsionar a sua comunicação, seja por meio do marketing digital ou da assessoria
de imprensa.
Leonardo Curra, CEO da loja e clube de
assinatura Vinhos Nacionais, acaba de fechar um contrato com a Agência de
Marketing Digital O3, de São Paulo, e desde fevereiro conta com os serviços de
assessoria de imprensa da Agência Smartcom – Inteligência em Comunicação, do
Paraná, à frente de sua comunicação.
"Nosso objetivo é buscar cada vez mais uma
comunicação estratégica com nosso público, por isso optamos pela assessoria de
imprensa com a Smartcom. Já em relação ao marketing digital, a Agência O3 vem
ao encontro do que queremos em nossas redes digitas demarcando com força o
posicionamento dos nossos produtos", explica Leonardo.
“O relacionamento com a imprensa é essencial
para empresas que desejam falar diretamente com formadores de opinião e mostrar
a eles a qualidade de seus produtos”, explica a gerente executiva da Smartcom,
Cris Bittar.
Segundo o CEO, as expectativas da Vinhos
Nacionais envolvem também suas redes sociais, perseguindo o que os clientes
querem e de acordo com a essência da comunicação entre círculos de amizades no
“boca a boca”, algo muito comum entre os consumidores de vinho que indicam esse
tipo de produto um para o outro.
“Esperamos mostrar a excelência do nosso
trabalho e da marca e, consequentemente, divulgar o Clube Vinhos Nacionais, e,
principalmente, o resultado do nosso trabalho de pesquisa extremamente
detalhista e diferenciado, trazendo novos produtores a um mercado maior ao
fornecerem produtos exclusivos para todo o Brasil", enfatiza, referindo
que a comunicação é o primeiro contato que o produto oferece em termos de
visibilidade e é o que desperta a curiosidade. Ele lembra ainda do papel essencial
que os influenciadores digitais estão tendo na disseminação do conhecimento
sobre o vinho nacional.
O CEO da Agência O3, Vinícius Cilino, que
realiza o trabalho de mídias sociais, levando a Vinhos Nacionais e seu trabalho
diferente para mais pessoas, enfatiza que o marketing digital atua diretamente
na ramificação das marcas para públicos mais amplos. Isso porque o Clube Vinhos
Nacionais tem um relacionamento próximo com seus clientes, ao realizar
e-commerce para os quatro cantos do Brasil de forma personalizada.
"O marketing digital aumenta a
credibilidade de que aquela empresa realmente existe, e isso tem que ser bem
feito para que o cliente perceba que não se trata de uma armadilha, confiando
no produto antes de adquiri-lo", diz.
Vinicius explica que a digitalização do
processo de compra não é recente, mas, no caso do vinho, se desenvolveu muito
durante a pandemia e logo depois.
"A busca por comodidade, bem-estar e
valorização de alguns momentos também se intensificou. Por isso, buscar esses
momentos positivos da vida e brindá-los com vinho se tornou uma presença na
vida das pessoas. E o vinho é um grande aliado por proporcionar boas
experiências. Acreditamos que uma comunicação bem trabalhada alavancará ótimos
resultados para a Vinhos Nacionais, em função dos produtos selecionados e dos
preços atraentes", ressalta, ao mencionar a estrutura e solidez da marca.
Diferencial
do vinho brasileiro vale cada vez mais a pena
O mercado competitivo do vinho exige
diferenciais que não faltam à marca Vinhos Nacionais. Isso ajuda diretamente e
traz resultados computados pela comunicação. O posicionamento em um nicho
exemplar exigiu da empresa estratégia e foco e, por isso, cada vez mais faz
sentido a valorização da bebida brasileira.
"Por vários motivos, o vinho nacional vem
em um momento de crescimento. Um fator foi a sua descoberta na pandemia, em que
as pessoas experimentaram o vinho brasileiro, fruto de uma ótima safra. Assim,
o consumidor provou um vinho de qualidade e com boas opções de preços. Outro
fator se deve, justamente, a uma sequência de safras espetaculares, desde 2018
até 2023, que mantêm um nível muito alto de qualidade com ótimo custo
benefício", destaca.
Para Vinícius, a conexão com a Vinhos Nacionais
foi imediata em decorrência do produto em evidência. "Temos 23 prêmios
nacionais na área de marketing, principalmente com foco digital, e entendemos
de bons projetos. Quando a Vinhos Nacionais chegou na agência, percebemos a sua
relevância e do segmento ainda mais", finaliza.
Sobre a loja Vinhos Nacionais
Mercado do vinho investe em comunicação profissional. |
A Vinhos Nacionais é a maior loja exclusiva de vinhos brasileiros, e tem a frente a
curadoria dos sommeliers Leonardo e César Curra. É especializada na seleção e
venda de vinhos e conta com mais de 1800 rótulos. Opera por meio da loja
física, em um amplo e elegante espaço, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, e
também pela loja virtual. A marca tem o serviço Clube Vinhos Nacionais, com
sócios que recebem mensalmente vinhos selecionados de acordo com os planos
inspirados na vindima: Plantação, Brotação, Floração e Maturação. A Vinhos Nacionais é frequentemente indicada entre as cinco melhores lojas do Rio Grande
do Sul e César Curra foi eleito Personalidade do Vinho 2021, pela Associação
Brasileira de Sommeliers – Seção RS (ABS-RS).
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