Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Onde Ficar

[Onde Ficar][threecolumns]

Vamos para Vinícola

[Vamos para Vinícola][bsummary]

Como fazer Crepe Suzette, sobremesa mais charmosa da gastronomia francesa

Antes de mais nada, é sempre bom botar os pingos nos “is”. O clássico crepe Suzette não nasceu na França, nasceu no Principado de Mônaco.
 
Como fazer Crepe Suzette, sobremesa mais charmosa da gastronomia francesa
Como fazer Crepe Suzette, clássico da gastronomia francesa.
Por Miguel Brusell
Imagens: Gabriela Simões
 
Assim como o sofisticado chapéu do Panamá não nasceu no istmo que une a América do Sul à América Central, o clássico Crepe Suzette, não nasceu na França. Ele nasceu no Principado de Mônaco, mas em um restaurante Francês, o Café de Paris, criado pelo Chef Francês, Henri Carpentier que inventou a iguaria para servir ao príncipe de Gales, que iria se tornar rei Edward VII do Reino Unido e gostava muito de Mônaco.
 
Ulálá! Foi uma história de tirar o chapéu. De um vacilo do chef, nasceu a mais charmosa sobremesa da França. Ao preparar o doce para o então príncipe e futuro Rei Edward VII, ele estragou o molho. Vascilou, queimou, ou melhor, flambeou.

A mais charmosa sobremesa da França.
A mais charmosa sobremesa francesa.
O que podia se tornar um verdadeiro desastre acabou virando uma ideia genial, isso porque o príncipe ficou encantado com o espetáculo e perguntou ao chef o nome daquela receita. Pego completamente desprevenido com a atitude o chef disse que a receita tinha sido inventada para aquele momento e pensou que o nome poderia ser princely crepes.
 
O príncipe pediu que ele mudasse o nome, que utilizasse o nome da única menina presente naquela refeição, a princesa Suzanne, sua filha e neta da rainha Vitória, e assim se tornou Crepe Suzette.

O crêpe Suzette é uma sobremesa da cozinha tradicional francesa. É uma maneira de cozinhar os crêpes que consiste em barrá-los com uma manteiga perfumada com sumo e raspa de tangerina e um licor de laranja amarga, dobrá-los em quatro, regá-los depois com uma mistura de licores e servi-los em chama.
 
O Crepe Suzette no Brasil
 
No Brasil, a receita é um dos pratos mais sofisticados de sobremesa, servido sempre em restaurantes bem famosos. É uma ótima forma de impressionar em momentos como festas ou até mesmo em um jantar especial. A história dos franceses está ligada à dos brasileiros desde o século XVI, isso porque, além das tentativas de colonização da França no Brasil, que aconteceram no Rio de Janeiro e na Bahia, o país recebeu diversos imigrantes dessa nacionalidade.
 
Tudo isso fez com que eles trouxessem muitas marcas culturais da França para o Brasil, também, para a culinária, com diversas receitas que foram incorporadas e hoje já são vistas com certa tradição. O crepe está nessa lista assim com o croissant, Petit Gâteu, macaron, mil-folhas, baguete, chantilly e muitos outros.


Se cadastre no Comida da Bahia para ser avisada quando os próximos artigos forem publicados.
 
Crepe Suzette
Ingredientes:
Leite Integral 200 ml
Farinha de trigo 0,063 Kg
Açucar Cristal 0,010 Kg
Ovo 0,070 g
 
Cakda de Laranja:
Ingredientes:
Sumo de Laranja 150 ml
Manteiga 0,060 kg
Açucar Cristal 0,060 kg
Licor (Grand Manier ou Conitreau) para flmbar
 
Finalização:
Ingredientes:
Frutas à gosto para decoração
Açúcar Impalpável 0,030 kg
Sorvete de Creme 0,600 kg
Chantil 0,200 kg
Raspas de Laranja 0,015 kg
 
Massa
Modo de preparo:
Bate os ingredientes no liquidificador até ficar uniforme. Use uma panquequeira bem quente, dispondo de uma concha de massa para a Panqueca. Reserve.
 
Calda de Laranja
Modo de preparo:
Derreta a manteiga, adicione o suco de laranja, o açúcar. Faça uma geleia mais flúida. Passe a geleia em todo o disco. Dobreo formato desejado e flambe com licor. Finalize com calda e as frutas por cima, rapas de laranja, povilhe com açúcar no final. Se desejar sirva com uma bola de sorvete ou Chantily.
 
Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Adega

[Adega][grids]