Cuidado com a saúde, alimentos menos industrializados e cozinha caseira: as tendências gastronômicas para 2023
Pesquisa da Global Industry Analysts mostra que
o mercado mundial de alimentos e bebidas naturais deve atingir US$ 496 bilhões
até 2027.
Colaboração de texto: Rafaella Couto/Sing
Colaboração de foto: DeliRec
O dado reforça informações da Associação de
Promoção dos Orgânicos (Organis), que indicou que o setor deve render R$ 7 bilhões
em 2023 apenas no Brasil. Sendo assim, a busca por alimentos naturais e menos
processados, além de uma variedade de opções de pratos, deve aumentar nos
próximos meses.
A preocupação com a saúde e o bem-estar tem
sido uma crescente nos últimos anos. Em 2021 o relatório da Euromonitor
International mostrou que o interesse por alimentos saudáveis está aumentando
pelo mundo todo e a tendência é de que essa busca se intensifique. Os
consumidores estão cada vez mais interessados em ingredientes naturais e menos
industrializados, e valorizam alimentos livres de conservantes e aditivos
químicos. Essa mudança de hábitos alimentares traz uma nova perspectiva de
alimentação, que busca unir o prazer de comer com a saúde e o cuidado com o
corpo.
O DeliRec traz como tendência para 2023 a
procura de um cardápio equilibrado, com diversificação de alimentos como frutas
e legumes. Os consumidores devem ir em busca de refeições com mais nutrientes,
resultando em refeições caseiras e evitando os alimentos industrializados, com
foco na saúde e bem-estar.
O hábito de cozinhar em casa, adquirido por boa
parte dos brasileiros durante a pandemia, segue crescendo. Uma pesquisa
realizada pela Fispal Food Service em dezembro de 2021, em parceria com a FGV
Júnior, mostrou que mais de 40% dos entrevistados têm o interesse de continuar
preparando as suas próprias refeições.
As bebidas com baixo teor alcoólico ou sem
álcool também estão se tornando cada vez mais populares e devem ser tendência
para 2023. Coquetéis elaborados em versões não alcoólicas de bebidas
tradicionais como gin, vinho e cerveja podem ser uma resposta a esse crescente
movimento de consumidores. Como resultado, bares, restaurantes e lojas
especializadas devem oferecer cada vez mais opções de drinks sem álcool. No
DeliRec, já há opções: Drink Kombucha, hibisco e frutas e morango e manga.
Em resumo, as tendências gastronômicas apontam
para uma alimentação mais saudável, natural e equilibrada, sem abrir mão do
sabor e da diversidade culinária. Com clientes mais preocupados com a
sustentabilidade e em busca de uma experiência culinária confortável, o setor
de gastronomia deve se inovar, mais uma vez, neste ano.
Sobre o
DeliRec
O DeliRec é uma rede social para os apaixonados
por gastronomia. Gratuito, o aplicativo é perfeito para quem gosta de cozinhar,
comer, compartilhar suas receitas e ainda aprender com a experiência dos
cozinheiros da plataforma. Além disso, no DeliRec é possível encontrar três
opções de cardápios semanais elaborados por nutricionistas, sendo a versão
Prática, Econômica e Saudável, todas com opção vegetariana. O público que
utiliza a plataforma se divide em dois: os criadores de conteúdo, que armazenam
as próprias receitas, com descrição passo a passo, fotos e vídeos com qualidade
e podem ser remunerados por isso e o usuário que gosta de comer bem, salvar
receitas, seguir seus cozinheiros preferidos e conhecer novos pratos todos os
dias. Criado em 2021, o DeliRec já conta com mais de 1,6 milhão de usuários
mensais que consomem diariamente receitas, mais de 8 mil criadores de conteúdo
e mais de 60 mil receitas na plataforma.
As tendências gastronômicas para 2023. |
Colaboração de foto: DeliRec
Labels
Notícias
Post A Comment
Nenhum comentário :