Mães se destacam como apreciadoras dos vinhos
Consumidor acrescenta o vinho como presente
para mulheres e potencializa mercado.
Colaboração de texto e foto: Josi Quevedo/SmartCom
São tempos diferentes para as mães. Mesmo que
muitas ainda tenham que administrar a casa, trabalhar, cuidar dos filhos e até
do marido, elas estão cada vez mais atualizadas e conectadas com as tendências
da vida moderna, e estão quebrando tabus ao se inserirem em novos contextos e
hábitos. E um deles é serem apreciadoras de vinhos, gosto antes mais ligado aos
pais. Fato é que as mães estão se tornando conhecedoras da área, se
aprofundando como sommeliers ou simplesmente experimentando as novidades da
viticultura.
Esse é o caso de Lívia Bernardi Bonumá, mãe de
duas meninas e agropecuarista que vem se especializando cada vez mais na arte
degustativa dos vinhos, em específico os nacionais. Na casa da Lívia, quem toma
vinho é a mãe, enquanto o pai toma cerveja. Ela destaca que, na vida agitada
das mães, é essencial que elas tenham um momento para se dedicarem a um hobby,
sendo a degustação de vinhos uma possibilidade de lembrar de si.
“Eu sou uma apaixonada por vinhos e, indo além
de ser uma apreciadora, me dedico a estudar e vou a fundo sobre os rótulos,
conhecendo as regiões onde são produzidos. Esse interesse surgiu antes da
pandemia e visou escolher vinhos melhores, com mais qualidade, e não ficar
dependendo de dicas de outras pessoas”, conta Lívia, que se abastece em
workshops, lives e palestras online na internet, visto que mora em Tupanciretã,
um pequeno município no Rio Grande do Sul.
Com o tempo, ela começou a frequentar eventos
fora da cidade para se atualizar. Nas suas pesquisas sobre vinhos, conheceu
Leonardo Curra, CEO da loja e clube Vinhos Nacionais, estreitando laços de
amizade e assim se aprofundou ainda mais nas bebidas produzidas em solo
brasileiro.
“Fiz curso de sommelier, entre outros, e isso
fez o vinho se tornar parte do meu dia a dia. A minha família entende e me
apoia nessa predileção, especialmente minhas filhas, que já acham muito
estranho quando não tenho uma programação envolvendo vinhos”, explica.
E, quebrando expectativas de que mulheres só
gostam de espumantes, Lívia é bem eclética, com predileção pessoal por vinhos
com mais tempo de garrafa.
“Os antigos são meus preferidos, com uma fruta
mais evoluída e complexidade maior. Não interessa a casta: o que eu procuro é
um vinho com uma qualidade superior”, diz. Ela menciona que a mulher está
inserida no mundo do vinho praticamente em igualdade ao homem, pois encontra
esse público cada vez mais nos eventos de que participa.
“O tabu ficou para trás, tanto que tenho uma
sala de degustação de vinhos guiada para pequenos grupos e, das muitas clientes
que compram a bebida, a maioria é mulher”, aponta, destacando a parceria que
tem com a Vinhos Nacionais no suporte com produtos exclusivos ao seu espaço.
Lívia convida as mães que, porventura, ainda
não tenham descoberto o vinho, a conhecerem essa que é uma forma também de
estudar e se aprofundar sobre algo diferente. “É o tempo das mães também
priorizarem os seus sonhos. No meu caso, priorizei evoluir com meus
conhecimentos sobre o vinho”, reflete.
E esse convite já foi aceito há algum tempo por
Karla Balieiro, mãe, funcionária pública e uma verdadeira fã dos vinhos, mesmo
morando na quente Macapá, no Amapá. Lá, nos dias amenos, os termômetros marcam
facilmente 33 graus.
“Na nossa região é calor o tempo inteiro, mas,
mesmo assim, minha preferência é pelos vinhos. Em 2005, fizemos uma viagem para
o Rio Grande do Sul e conhecemos uma grande vinícola. Realizamos uma degustação
e nos encantamos com a harmonização. Mas ficamos na dúvida: como consumir
vinhos na nossa região? Levamos vários produtos e aprendemos a adequar o ar
condicionado da casa para tomar os tintos e fizemos assinaturas do clube Vinhos
Nacionais”, narra Karla.
Com a pandemia, a macapaense lembra que o
consumo de vinhos aumentou e essa foi uma oportunidade de conhecer novos
produtos por meio do clube. “Eu e meu marido gostamos de vinho na mesma
proporção, e hoje 90% da minha adega é de vinhos nacionais”, relata.
Segundo Karla, grande parte dos seus amigos
bebem vinho e a maioria desse grupo é composta de mulheres. “Gostamos
principalmente de espumante ou drink com espumante, ao invés da cerveja ou
caipirinha. Então, as mães consumem mais vinho que os homens.”
Ela prefere vinhos leves porque, em Macapá, as
menores temperaturas chegam a 25 graus. É no período de chuvas, entre janeiro e
junho, que se opta pelos tintos e, no verão, a alternativa é o vinho rosé, o
branco sem barrica ou espumante gelado. “Aqui, dividimos bem pela temporada do
clima, já que chegamos aos 44 graus. Por isso, apostamos nos mais leves, mesmo
gostando de todos os tipos”, reitera.
As mulheres, em geral, na opinião de Karla, são
muito observadoras, e as mães tendem a ter essa característica ainda mais
apurada. “Penso que essa aventura de ter uma taça de vinho na mão, cercada da
magia dos sabores e aromas, é uma boa opção para os momentos de alegria das
mulheres, pois precisamos prestar a atenção nas escolhas dessas descobertas”,
indica, citando a construção de garrafa, rótulo e rolha. “Para mim, trata-se de
uma aventura mais feminina do que masculina”, ressalta.
Especialista
aponta ecletismo na predileção das mães
Leonardo Curra, por sua vez, avalia, a partir
de sua experiência na loja e clube de vinhos em que atua, que é notável a
sensibilidade extra que as mulheres têm ao escolherem os melhores vinhos para
degustação.
“Há mães que gostam de vinhos delicados, é
verdade, mas também há mães que gostam de vinhos mais encorpados. Cerca de 40%
dos clientes do Clube dos Vinhos Nacionais são mães. E, em datas especiais,
como o Dia das Mães, os filhos procuram gostos variados, sim, com mães
preferindo espumantes complexas, e outras preferindo vinhos mais potentes. Há
também as que têm suas próprias adegas e buscam exemplares longevos, com poder
de guarda”, aponta.
Sobre a loja Vinhos Nacionais
A Vinhos Nacionais é a maior loja exclusiva de
vinhos brasileiros, e tem a frente a curadoria dos sommeliers Leonardo e César
Curra. É especializada na seleção e venda de vinhos e conta com mais de 1800
rótulos. Opera por meio da loja física, em um amplo e elegante espaço, em
Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, e também pela loja virtual. A marca tem o
serviço Clube Vinhos Nacionais, com sócios que recebem mensalmente vinhos
selecionados de acordo com os planos inspirados na vindima: Plantação,
Brotação, Floração e Maturação. A Vinhos Nacionais é frequentemente indicada
entre as cinco melhores lojas do Rio Grande do Sul e César Curra foi eleito
Personalidade do Vinho 2021, pela Associação Brasileira de Sommeliers – Seção
RS (ABS-RS).
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