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Dia dos Pais: pai e filho criam cachaça que custa R$13 mil e possui diamante na garrafa

Quem deu o pontapé inicial na história da H. Weber foram os avós de Evandro Weber, diretor geral da marca, que vieram da Alemanha para o Brasil em 1824.
 
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Evandro Weber, diretor geral da Weber Haus.
Colaboração de texto: Renato Lopes/Notícia Expressa
Colaboração de foto: Weber Haus 
 
No segundo domingo de agosto é comemorado no Brasil o Dia dos pais. A data foi criada pelo publicitário Sylvio Bhering com o objetivo de alavancar as vendas do comércio varejista deste mês. Para muitos, a relação entre pai e filho vai um pouco além, e acaba até virando uma parceria no mundo dos negócios, como é o caso do diretor da cachaçaria Weber Haus, Evandro Weber.
 
Quem deu o pontapé inicial na história da marca foram os avós de Evandro, que vieram da Alemanha para o Brasil em 1824. Já em 1848, eles decidiram plantar cana-de-açúcar, e iniciaram o processo de produção de cachaça para consumo próprio. “O início comercial da Weber Haus aconteceu apenas um século depois, em 1948, e o destilador era formado apenas por um galpão com um engenho de tração animal, e, nessa época, a empresa já estava sob o comando do meu pai, Hugo Weber”, explica Evandro.
 
Foi através da tradição de pai para filho que Evandro adquiriu conhecimento sobre o setor de bebidas, aprendeu como funcionam todas as etapas do processo de produção das cachaças e os segredos para obter um destilado com qualidade e excelência. “Nunca fiz qualquer curso que explicasse os processos de destilação, tudo o que eu aprendi foi trabalhando na roça com o meu pai, minhas irmãs e minha mãe”, afirma Weber. Até o começo dos anos 2000, a Weber Haus ainda permanecia com um processo de produção bem rústico.

 
A marca, nesse período, já era bastante popular na região, mas Evandro queria ir um pouco mais além e conquistar não só o Brasil, mas outros países. Sendo assim, o primeiro passo foi transformar a propriedade dos Weber em um local turístico, para os frequentadores olharem de perto como é o processo de produção da cachaça, degustar as bebidas e também comprar os destilados. Uma outra novidade nessa virada do milênio foi que a terceira geração da família assumiu o comando da empresa.
 
Nesse período eles criaram a marca Weber Haus, com o objetivo de reformular o catálogo de produtos da H. Weber, produzindo outros tipos de destilados, o que os possibilitou explorar outros segmentos do mercado de bebidas. “Obviamente tivemos alguns atritos ao longo dos anos como qualquer relação entre pai e filho, mas nosso objetivo sempre foi separar o profissional do pessoal, e, justamente por ser uma empresa tradicional e familiar, conseguimos manter a qualidade da cachaçaria e passar de geração para geração os ensinamentos e os segredos na hora de produzir um bom destilado, e isso que fez a Weber Haus ser o que ela é hoje”, pontua Weber. Além da mudança de identidade, na virada do milênio, Evandro e o seu pai decidiram embarcar em uma experiência ousada.
 
Cachaça leiloada por R$66 mil

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Weber Haus Diamant 21 years old, uma joia lapidada.
Naquele período, diversas “profecias” ganharam os noticiários e muitas pessoas acabaram acreditando em teorias que falavam que o mundo iria passar por uma grande mudança. Nessa época, uma prática batizada de cápsula do tempo também ganhou bastante notoriedade, que era o ato de enterrar um objeto para ser retirado só depois de muitos anos. Foi então que Hugo e Evandro decidiram deixar uma cachaça envelhecendo em seus melhores tonéis sem qualquer pretensão ou ideia do que eles iriam fazer com ela futuramente.
 
A cada ano que passava, pai e filho experimentavam a bebida para saber como ela estava evoluindo. Foi só 21 anos depois, em de 2021, que eles decidiram retirar a bebida e lançá-la comercialmente. Considerada uma joia lapidada da Weber Haus, ela ganhou o nome de Weber Haus Diamant 21 years old. Além do sabor único, a embalagem tem o formato da pedra preciosa, lançada em duas versões: uma tradicional, que custa quase R$ 9 mil, e uma versão com um diamante de 3,65mm incrustado na garrafa, que sai por quase R$13 mil.
 
As garrafas são numeradas, e foram feitas apenas 1.000 delas, sendo que a garrafa número 0001 foi leiloada no dia 18 de novembro de 2021 em Ivoti (RS) e arrematada pelo valor de R$66.948,00. “Foi uma forma que encontramos de celebrar a amizade entre pai e filho e de comemorar essa parceria de sucesso nos negócios e na vida pessoal, pois foi essa troca de conhecimento entre gerações que fez com que a Weber Haus conquistasse o que ela conquistou até o momento”, finaliza Weber.

 
Sobre a Weber Haus
 
A história da família Weber no Brasil tem início em 1824, quando saíram da cidade alemã de Hunsrück para morar no Lote 48 das encostas da Serra Gaúcha, hoje chamada Ivoti. Ao adquirir as terras, a família iniciou o plantio de batata inglesa. Foi só em 1848, com o plantio de cana-de-açúcar, que começaram a elaborar cachaças para consumo. O destilador foi construído após um século e era formado apenas por um galpão com um engenho de tração animal. Atualmente, a Weber Haus já coleciona mais de 150 premiações e certificados importantes para a agroindústria.
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