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Jornalistas gastronômicos internacionais visitam Mercado do Rio Vermelho

A Bahia foi o estado escolhido para o ‘press trip’, que começou no domingo (29).

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Jornalistas visitam Mercado do Rio Vermelho.
Fonte: Ascom/SDE/Gov. BA
Colaboração de foto: @mariomarques1962/Ascom/SDE/Gov. BA
 
Cinco jornalistas internacionais do ramo da gastronomia visitaram na manhã desta terça-feira (31), o Mercado do Rio Vermelho, muito conhecido como Ceasinha, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Os profissionais participaram do “Mesa ao Vivo São Paulo”, evento que reuniu grandes nomes da culinária nacional. A Bahia foi o estado escolhido para o ‘press trip’, que começou no domingo (29).
 
De acordo com o secretário da pasta, Angelo Almeida, o Mercado do Rio Vermelho tornou-se um ponto turístico e gastronômico e as 120 mil pessoas que transitam mensalmente no local comprovam isso. “A presença dos jornalistas, que saem do seu país de origem para conhecer as maravilhas da Bahia, só reforça o potencial e a qualidade do Mercado do Rio Vermelho e o que o equipamento representa. Vamos repercutir o evento internacionalmente e isso é motivo para comemoração. Aproveito para convidar a todos para o ‘Mesa ao Vivo Bahia’, que ocorrerá nos dias 15 e 16 deste mês”, conclui.
 
Mariella Lazaretti, sócia-diretora do Mundo Mesa e uma das organizadoras do “Mesa ao Vivo Bahia”, que está acompanhando a comitiva, destacou a importância do evento e do equipamento como um centro de distribuição dos produtores do estado baiano. “É um lugar muito organizado, com boa localização e as pessoas que não vem para o mercado é porque não sabe o potencial que tem. O evento trará divulgação, mostrar a importância, o potencial e como as coisas podem acontecer e aqui ser um centro de gastronomia baiana. As pessoas têm que enxergar que aqui tem o melhor da Bahia, onde você encontra tudo da cultura alimentar baiana e de forma organizada. O mercado é dinâmico, as pessoas são organizadas para receber o público e o próprio chef pode comprar aqui”, declara.


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Ir ao mercado em uma visita a uma cidade, é necessário.
“Para mim ir ao mercado em qualquer visita a uma cidade é absolutamente necessário porque mostra a essência e os produtos de utilizados para cozinhar naquele lugar. E isso fala dos produtores, da sua cultura e tradições. O Mercado do Rio Vermelho me pareceu muito organizado, limpo, seguro e bonito, onde se pode conhecer produtos de pequenos produtores, conhecer a diversidade, que tem em Salvador e as tradições da comida baiana, por isso, acho que é uma visita essencial. Creio que seja muito bom fazer este tipo de atividade com jornalistas de todo o mundo porque dá outra visão às pessoas que associam à Bahia, a festa, carnaval e praia. Foi uma experiência de sabores, cores, sensações e cheiros”, diz a chilena Raquel Telias (@raqueltelias).
 
“Eu estava muito ansiosa para vir aqui, porque eu achei a cultura leve e interessante. Ontem eu pude ver do mar a cidade, com todas as paisagens até o pôr do sol. Fiquei incrivelmente surpresa com o primeiro restaurante que fui chamado Manga porque eles fazem pratos tradicionais, mas conectando culturas em diferentes formas”, afirmou a mexicana Nayeli Estrada Jimenez (@sargenta.pimienta).

 
Ainda estiveram presentes a italiana Fernanda Roggero (@fernandaroggero), o holandês Jacques Hermus (@jacqueshermus) e o chileno Pablo Schwarzkopf). Os jornalistas já passaram por restaurantes conhecidos de Salvador, conheceram as Ilhas de Itaparica e dos Frades, experimentaram a culinária baiana, como moqueca e acarajé. Além do Ceasinha, está no itinerário, desta terça-feira, visita ao Pelourinho e Feira de São Joaquim, além de almoço com vista para a Baía de Todos os Santos.
 
Mesa ao Vivo Bahia
 
Mercado do Rio Vermelho vai abrigar a 8ª edição do ‘Mesa ao Vivo Bahia’, que acontece nos dias 15 e 16 de novembro, e terá a participação de chefs famosos. O evento será realizado pela primeira vez no Ceasinha. A intenção do evento é movimentar a gastronomia, a economia, o turismo, o artesanato e os serviços no local, beneficiando diretamente os permissionários, promovendo network e construindo a base gastronômica com foco no ingrediente.
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