Produzidos
no Chile, os rótulos do Grupo Wine são elaborados com as uvas Chardonnay, Cabernet Sauvignon
e Carménère. A novidade celebra a união entre o campo e a metrópole e prioriza
o paladar e hábitos de consumo dos brasileiros.
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Grupo Wine lança Metropolitano. |
Colaboração
de texto: Bruno Costa/Hercog
Colaboração
de foto: Izabelly Custódio/Rhafaela Lima/Wine
O
Grupo Wine, o grupo #1 de vinhos do Brasil, acaba de lançar a Metropolitano, a
primeira linha de vinhos autoral da companhia, que cuidou desde a etapa de
concepção e desenvolvimento do produto, passando pelo envase até a importação e
venda ao consumidor final. Composta por quatro rótulos distintos, a linha
surpreende ao oferecer vinhos de origem chilena, com elevada relação
custo-benefício e produzidos especialmente para os brasileiros apaixonados por
vinhos.
“A
linha Metropolitano foi criada a partir do profundo conhecimento que adquirimos
sobre o perfil do consumidor tomador de vinho no Brasil ao longo da nossa
trajetória e tem como ideal agradar o paladar e o bolso do brasileiro.
Utilizamos a expertise que acumulamos ao longo de todos estes anos em vendas e
assinaturas para elaborar um vinho pensado neste consumidor. A identidade
visual da linha Metropolitano representa a união entre o campo e a cidade e
ressalta a relação das regiões naturais das vinícolas com o cenário urbano, no
qual a maioria dos clientes consomem vinho em momentos de lazer”, diz Cibele
Siqueira, coordenadora de seleção de produtos e sommelière da Wine.
Os
quatro vinhos que compõem a linha foram elaborados com base nas uvas mais
consumidas pelos brasileiros: Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Carménère e um
Red Blend de Cabernet Sauvignon e Carménère.
Vinhos chilenos
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Os quatro vinhos que compõem a linha. |
A
escolha pela oferta de vinhos com origem chilena se deu tanto pelo histórico de
relacionamento entre o Grupo Wine e as vinícolas do Chile quanto pela
preferência nacional, já que 43% das vendas de vinhos importados no mercado
brasileiro são chilenos, segundo dados da Ideal Consulting. “Temos uma grande
diversidade de vinhos chilenos em nosso portfólio. Considerando todas as
unidades de negócio do Grupo Wine, temos mais de 25 parceiros do Chile em nosso
portfólio. Além disso, o Chile é um país cuja extensão de latitude fornece uma
boa diversidade de terroirs, que consistem em tipos de solos, clima e
vegetação. É um grande laboratório de vinhos na América Latina”, diz German
Garfinkel, VP Corporativo do Grupo Wine.
Origens e produção
As
uvas utilizadas na produção dos vinhos Metropolitano são cuidadosamente
selecionadas no Vale Central do Chile, uma região conhecida por sua diversidade
de climas e solos. As uvas tintas, incluindo Cabernet Sauvignon e Carménère,
são provenientes do Valle Rapel, entre as cordilheiras e uma região mais quente
que favorece o amadurecimento de ambas. Já as uvas que dão origem ao Chardonnay
são cultivadas no Vale de Cachapoal Andes, uma região mais fria, onde a
amplitude térmica entre o dia e a noite favorece o desenvolvimento do potencial
aromático, além de preservar a acidez natural das uvas.
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O Metropolitano Carménère 2023. |
Os
vinhedos, conduzidos em espaldeira simples, abrigam videiras com mais de vinte
anos de idade, em média, garantindo uvas de alta qualidade e maturidade. O
método de espaldeira simples melhora a exposição solar das videiras para que
atinjam seu grau ideal de maturação. Após a colheita, as uvas são fermentadas
em tanques de aço inoxidável e submetidas a um breve amadurecimento de três
meses de carvalho francês para os tintos e breve passagem por carvalho francês
para o rótulo branco, resultando em bebidas com boa intensidade aromática,
frescor e taninos macios, evidenciando a essência do paladar do consumidor
brasileiro.
Rótulos
A
Metropolitano é composta por quatro rótulos distintos, cada um oferecendo uma
experiência única ao paladar. A linha nasceu idealmente para ser harmonizada
com diferentes momentos em que os apaixonados por vinho optam por abrir uma
garrafa de vinho e não apenas com pratos.
Metropolitano D.O. Valle Central Cabernet Sauvignon 2023 é um vinho de cor rubi profundo, com
aromas de frutas vermelhas e especiarias. Possui taninos macios e um final
saboroso, com teor alcoólico de 13,5%. A sugestão de harmonização é com um bom
churrasco ou em um jantar harmonizado com strogonoff de filé mignon. Por
possuir um peso médio, outra opção é apreciar este vinho com um x-salada,
massas ao molho vermelho e cortes de carnes vermelhas grelhadas.
Metropolitano D.O. Valle Central Carménère 2023 é um vinho cor rubi brilhante e aromas de
frutas vermelhas, especiarias e um toque herbal. Na boca, é equilibrado e
persistente, com taninos redondos e teor alcoólico de 13,5%. Uma boa noite de
pizzas pode ser perfeita para abrir este vinho ou em uma sessão com o seu filme
preferido, e ainda, em uma viagem de final de semana ou um encontro no parque.
Pimentões recheados, espaguete à bolonhesa e lasanha de berinjela também são
boas sugestões de harmonização.
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Metropolitano D.O. Valle Central Chardonnay 2023. |
Metropolitano D.O. Valle Central Red Blend 2023 é um blend de Cabernet Sauvignon e Carménère,
exibindo uma cor rubi intensa e aromas de frutas vermelhas e negras frescas. Na
boca, é elegante e intenso, com teor alcoólico de 13,5%. Acompanha muito bem
todos os tipos de carnes, ensopados e queijos maduros. É o vinho certo para uma
noite de jogos, ou ainda, com petiscos e boteco, ou para acompanhar uma boa
partida de futebol.
Metropolitano D.O. Valle Central Chardonnay 2023 é um Chardonnay de cor amarelo dourado, com
aromas de frutas tropicais, pêssego e damasco. Leve e refrescante, possui teor
alcoólico de 12,5%. O exemplar harmoniza bem com pratos e aperitivos mais leves
e frescos, como bolinho de bacalhau, pizza de palmito, filé de tilápia com
legumes na manteiga. É o vinho certo para curtir um sunset, ou mesmo um brunch,
e fará sucesso também em um welcome drink.
A
preocupação estética e apresentação dos vinhos em garrafas bordeaux e borgonha
também são destaques da linha. Cada rótulo pesa 400g, o que equivale a 100g a
menos do que as garrafas comuns, com o objetivo de redução de carbono durante o
transporte dos vinhos. Além disso, o vidro verde auxilia a diminuir a exposição
de luz e oferece maior longevidade para a bebida. Outro ponto de destaque é que
os vinhos são vedados com rolhas DIAM, empresa francesa pioneira em vedantes, elaboradas a partir de
98% de cortiça natural, reconhecida mundialmente como “guardiã dos aromas” e
livre de TCA, substância química que pode causar o que chamamos de “doença da
rolha” e causa odores desagradáveis no vinho.
“Estamos
orgulhosos de ver nascer um novo best seller no mercado brasileiro. O Grupo Wine possui mais de 7 mil rótulos de vinhos catalogados e mais de 800 mil
avaliações de clientes, o que nos permitiu inovar em um projeto como este, com
uma linha pensada exclusivamente nas demandas e hábitos de consumo dos
brasileiros e não apenas sob a ótica de quem produz. Revertemos a lógica e,
mais uma vez, colocamos a experiência do nosso cliente em primeiro lugar.
Metropolitano é a nossa grande aposta para 2024 e pretendemos torná-la campeã
de vendas em volume de mercado”, finaliza Garfinkel.
Os
vinhos chegam do Chile no Brasil por terra e ficam armazenados no CD do Grupo Wine localizado no Espírito Santo, na cidade de Serra, com fácil distribuição
para todo o território nacional. A primeira leva de importação com os rótulos
da linha trouxe 170 mil garrafas para o Brasil, em dois lotes. A capacidade
produtiva da linha é de aproximadamente 1,2 milhão de garrafas no primeiro ano
de operação, mas a projeção da nova marca vai além disso.
Os
rótulos custarão R$34,90 para o público geral. A linha Metropolitano já está à
venda no e-commerce da Wine e também nas 17 lojas físicas que a marca possui
espalhadas pelo Brasil. Em breve, a nova linha também estará disponível para o
segmento B2B, com venda para hotéis, restaurantes, adegas e supermercados,
através da unidade de negócio Bodegas Grupo Wine.
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