Marco
Lessa e Pedro Araújo viajaram aos dois estados para negociar a construção de
museus inspirados no The Chocolat Story, do Porto.
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Marco Lessa e Pedro Araújo viajaram aos dois estados. |
Colaboração
de texto e foto: Rodrigo Stafford/Ar Comunicação
Marco
Lessa e Pedro Araújo viajaram muito a trabalho no último mês e o resultado pode
estar para breve. O CEO do Chocolat Festival e o fundador do Museu do Chocolate
em Portugal fizeram várias reuniões no Brasil com um objetivo na cabeça:
transformar ainda mais a cultura do cacau e chocolate no país. Para isso, eles
negociam a construção de dois museus: em Altamira (Pará) e Ilhéus (Bahia), duas
das maiores cidades produtoras de cacau.
“Foram
reuniões muito proveitosas no Pará e na Bahia. São os estados que mais produzem
cacau no Brasil e tiveram recentemente duas edições grandiosas do Chocolat
Festival que levaram mais de 220 mil pessoas. As conversas avançaram muito e
estamos mais próximos de conseguir fechar esse negócio que vai fazer expandir
ainda mais o turismo de Altamira e Ilhéus”, contou Marco Lessa, que está a
trabalhar no Chocolat Amazônia Flor do Pará, que acontecerá de 26 a 29 de
setembro, em Belém, e na quarta edição portuguesa do Chocolat Festival, que
será realizada entre os dias 24 e 27 de outubro.
O
Museu do Chocolate do Porto, que é uma inspiração para os que serão criados no
Brasil, foi conceitualizado por Pedro Araújo após muitas viagens e pesquisas.
No Chocolate Story, o visitante descobre a história do chocolate, desde a fava
do cacau até o derretimento na boca, um pouco da história do produto,
embalagens, publicidade e uma visita até uma verdadeira fábrica, já que os
chocolates Vinte Vinte são produzidos ali.
“O
turismo cultural é o principal motivo de viagens turísticas e, os museus são a
principal ferramenta dentro do turismo cultural além do mais, os museus agregam
em si uma panóplia de serviços complementares que enriquecem a região/país; são
um catalisador económico, um catalisador cultural e social e um promotor de
produtos endógenos; e o turismo e os turistas a melhor forma de exportar e
promover toda uma cultura”, explicou Pedro Araújo.
No
Pará, Marco Lessa e Pedro Araújo fizeram uma série de reuniões com o prefeito
de Altamira, Claudiomiro Gomes da Silva, e o secretário estadual de
agricultura, Giovanni Queiroz. Na Bahia, as reuniões aconteceram com o
secretário estadual de Turismo, Maurício Bacellar.
Sobre Marco Lessa
Empreendedor,
empresário e sonhador, Marco Lessa nasceu em Guanambi, no sertão da Bahia e
encontrou o seu propósito em Ilhéus. A memória do aroma de chocolate vindo das
moageiras de cacau; ter produzido a novela “Renascer”, da TV Globo; conhecer a
realidade dos produtores locais e acreditar no potencial de desenvolvimento
econômico e social do Sul da Bahia, moldaram o seu coração em forma de cacau e
despertaram o desejo de ajudar a transformar a sociedade.
Marco
construiu e consolidou a sua carreira de publicitário, promotor de eventos e
incentivador do turismo em Ilhéus, quando decidiu criar uma plataforma para
resgatar a força histórica da mais importante região produtora de cacau do
Brasil. Foi assim que em 2009 surgiu o Chocolat Festival, que se transformou no
maior e mais relevante evento de chocolate e cacau do país e que também chegou
a França e Portugal. Hoje, ele é CEO do Grupo M21, uma organização privada
brasileira multiplataforma que atua nos mercados de eventos e comunicação.
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