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Pará e Bahia estão perto de ganhar museus do chocolate

Marco Lessa e Pedro Araújo viajaram aos dois estados para negociar a construção de museus inspirados no The Chocolat Story, do Porto.
 
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Marco Lessa e Pedro Araújo viajaram aos dois estados.
Colaboração de texto e foto: Rodrigo Stafford/Ar Comunicação
 
Marco Lessa e Pedro Araújo viajaram muito a trabalho no último mês e o resultado pode estar para breve. O CEO do Chocolat Festival e o fundador do Museu do Chocolate em Portugal fizeram várias reuniões no Brasil com um objetivo na cabeça: transformar ainda mais a cultura do cacau e chocolate no país. Para isso, eles negociam a construção de dois museus: em Altamira (Pará) e Ilhéus (Bahia), duas das maiores cidades produtoras de cacau.

 
“Foram reuniões muito proveitosas no Pará e na Bahia. São os estados que mais produzem cacau no Brasil e tiveram recentemente duas edições grandiosas do Chocolat Festival que levaram mais de 220 mil pessoas. As conversas avançaram muito e estamos mais próximos de conseguir fechar esse negócio que vai fazer expandir ainda mais o turismo de Altamira e Ilhéus”, contou Marco Lessa, que está a trabalhar no Chocolat Amazônia Flor do Pará, que acontecerá de 26 a 29 de setembro, em Belém, e na quarta edição portuguesa do Chocolat Festival, que será realizada entre os dias 24 e 27 de outubro.
 
O Museu do Chocolate do Porto, que é uma inspiração para os que serão criados no Brasil, foi conceitualizado por Pedro Araújo após muitas viagens e pesquisas. No Chocolate Story, o visitante descobre a história do chocolate, desde a fava do cacau até o derretimento na boca, um pouco da história do produto, embalagens, publicidade e uma visita até uma verdadeira fábrica, já que os chocolates Vinte Vinte são produzidos ali.

 
“O turismo cultural é o principal motivo de viagens turísticas e, os museus são a principal ferramenta dentro do turismo cultural além do mais, os museus agregam em si uma panóplia de serviços complementares que enriquecem a região/país; são um catalisador económico, um catalisador cultural e social e um promotor de produtos endógenos; e o turismo e os turistas a melhor forma de exportar e promover toda uma cultura”, explicou Pedro Araújo.
 
No Pará, Marco Lessa e Pedro Araújo fizeram uma série de reuniões com o prefeito de Altamira, Claudiomiro Gomes da Silva, e o secretário estadual de agricultura, Giovanni Queiroz. Na Bahia, as reuniões aconteceram com o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacellar.
 
Sobre Marco Lessa
 
Empreendedor, empresário e sonhador, Marco Lessa nasceu em Guanambi, no sertão da Bahia e encontrou o seu propósito em Ilhéus. A memória do aroma de chocolate vindo das moageiras de cacau; ter produzido a novela “Renascer”, da TV Globo; conhecer a realidade dos produtores locais e acreditar no potencial de desenvolvimento econômico e social do Sul da Bahia, moldaram o seu coração em forma de cacau e despertaram o desejo de ajudar a transformar a sociedade.

 
Marco construiu e consolidou a sua carreira de publicitário, promotor de eventos e incentivador do turismo em Ilhéus, quando decidiu criar uma plataforma para resgatar a força histórica da mais importante região produtora de cacau do Brasil. Foi assim que em 2009 surgiu o Chocolat Festival, que se transformou no maior e mais relevante evento de chocolate e cacau do país e que também chegou a França e Portugal. Hoje, ele é CEO do Grupo M21, uma organização privada brasileira multiplataforma que atua nos mercados de eventos e comunicação.
 
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