Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Onde Ficar

[Onde Ficar][threecolumns]

Vamos para Vinícola

[Vamos para Vinícola][bsummary]

Mesa ao Vivo revela arte da Culinária Baiana da terra ao prato

Com a temática ‘Cozinha Turístico-Criativa: A Arte da Culinária Baiana’, nesta dição, Mesa ao Vivo Bahia irá valorizar a cadeia alimentar da terra ao prato, do produtor ao mercado e do mercado ao consumidor final.
 
Mesa-ao-Vivo-Arte-Culinária-Baiana-terra-prato-Comida-da-Bahia-Imagens-Gabriela-Simões-Lerner-Zacarias
Rafael Zacarias, Gabriela e Marcos Lerner.
Da redação com informações da Ascom SDE/Setur/CAR
Imagens: Gabriela Simões
 
Com a presença de Chefs de cozinha, lojistas, autoridades e da imprensa, foi lançado na noite da Terça-feira (3), o Mesa ao Vivo Bahia, que acontece Sexta (6) e sábado (7) no Mercado do Rio Vermelho e abre série de eventos que consolidam o entreposto comercial como o maior celeiro e fomentador da gastronomia baiana.
 
Com a temática ‘Cozinha Turístico-Criativa: A Arte da Culinária Baiana’, o objetivo principal é promover toda a cadeia alimentar, criando uma conexão consistente da terra ao prato, do produtor ao mercado e do mercado ao consumidor final, fomentando o comércio, o desenvolvimento e o turismo.


Mesa-ao-Vivo-Arte-Culinária-Baiana-terra-prato-Comida-da-Bahia-Imagens-Gabriela-Simões
Alguns dos Chefs convidados.
Pelo segundo ano consecutivo, o Mercado do Rio Vermelho recebe o Mesa ao Vivo Bahia que está chegando à sua 9ª edição. Entre os Chefs convidados, o evento traz Claude Troisgros, Dário Costa, Babi Frazão, João Diamante, além dos baianos Marcos Lerner, Rafael Zacarias, Fabrício Lemos, Lisiane Arouca, Dante Bassi, Jadson Nunes e muitos outros para aulas-show, palestras e degustações. Estavam presentes, também, o secretário de Desenvolvimento Social do Governo do Estado, Ângelo Almeida e Jorge Khoury, superintendente do Sebrae Bahia. 
 
Nesta promoção do desenvolvimento econômico, da gastronomia e da cultura baiana, o Mercado do Rio Vermelho ou Ceasinha, como é popularmente conhecida há mais de 50 anos, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), espera receber alunos, consumidores, entusiastas e o trade da gastronomia e turismo para este intercâmbio de conhecimentos. O evento é realizado pelo Mundo Mesa e conta com o apoio do Governo da Bahia, através da (SDE), Secretaria de Turismo (Setur) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Ação Regional (CAR).



“Mais um ano do Mesa ao Vivo Bahia para movimentar o mercado, lugar que reúne a boa gastronomia, ingredientes de qualidade, produtos da Agricultura Familiar. Aqui temos toda uma cadeia que movimenta o desenvolvimento econômico. Temos um mercado de excelência para os baianos e os turistas. Lançamos a campanha Sabores da Ceasinha, e, ainda este mês, teremos muitos outros movimentos. A Semana do Pescado e do Festival Maré de Sabores, além do Festival do Queijo Artesanal da Bahia. E setembro é mês de caruru e se você é um baiano raiz e não dispensa essa iguaria, no mercado, você acha tudo para fazer uma boa comida baiana”, diz o secretário da SDE, Angelo Almeida.
 
Maurício Bacelar, titular da Setur, falou da importância da transversalidade. “O Governo do Estado desenvolve ações transversais que movimentam a economia do turismo, como o apoio a esse evento importante evento que é o Mesa ao Vivo Bahia, com impacto na promoção da nossa gastronomia típica, um dos segmentos turísticos mais emblemáticos da Bahia, além do envolvimento de outras atividades do setor”.

 
“O Mesa ao Vivo Bahia é um evento fantástico, que reúne representantes da mais alta gastronomia, não só baiana, mas do Brasil, trazendo possibilidades de pratos que têm na sua essência produtos de Agricultura Familiar. O licuri, por exemplo, adentrou na gastronomia baiana e agora brasileira, a partir dessa relação, que foi concebida entre quem produz e quem consome e tem ali o chefe de cozinha preparando um produto belíssimo. O Mesa ao Vivo Bahia nos possibilita trazer toda a riqueza dos mais quatro mil produtos que a Agricultura Familiar baiana tem para ofertar para a rede gastronômica. Participar do evento é extremamente importante, porque abre mais uma porta para nossos produtos”, afirma Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.


 
Mesa ao Vivo Bahia terá 24 atividades de aulas-shows de nomes como Claude Troisgros, Babi Frazão, Dario Costa, João Diamante, além de personalidades da gastronomia baiana como Fabricio Lemos, Lisiane Arouca, Dante Bassi, Jadson Nunes. O evento foi idealizado e realizado pelo Mundo Mesa, que produz a revista e plataforma Prazeres da Mesa.

Confira a programação completa dos dois dias eventos.

Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Adega

[Adega][grids]