Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Onde Ficar

[Onde Ficar][threecolumns]

Vamos para Vinícola

[Vamos para Vinícola][bsummary]

Cachoeira, um dos berços dos sabores da Culinária Baiana

Sem dúvidas, com uma rica e linda história que une negros, índios e brancos, Cachoeira é uma das principais cidades do Reconcavo, com forte identidade cultural e grande influência na culinária baiana e nacional.
 
Cachoeira-berços-sabores-Culinária-Baiana-Comida-da-Bahia-Imagens-Gabriela-Simões-Comida-da-Bahia
Cachoeira, um dos berços da Culinária Baiana.
Por: Miguel Brusell
Imagens: Gabriela Simões
 
Distante cerca de 14 léguas ou 120 km de Salvador via BRs 324 e 420, a cidade de Cachoeira está às margens do Rio Paraguaçu e tem forte influência na cultura baiana e, consequentemente, brasileira. Está presente na história do país desde a fundação do primeiro povoado na localidade, atribuída ao célebre náufrago português, Diogo Álvares Correia, o Caramuru.
 
Como uma das primeiras vilas do Brasil, foi um centro econômico e cultural importante, tendo o seu apogeu nos séculos XVIII e XIX, devido à sua localização - um entroncamento de rotas que se dirigiam ao Sertão Baiano, ao Sul do país ou a Salvador, então capital da colônia -, e ao Porto da cidade - utilizado para escoamento de grande parte da produção agrícola da região, principalmente açúcar e fumo.


Cachoeira-berços-sabores-Culinária-Baiana-Comida-da-Bahia-Imagens-Gabriela-Simões-Comida-da-Bahia-Pouso-das-Artes
O Bistrô da Pouso das Artes Hospedaria.
Tem grande importância na história da Bahia e do Brasil, sendo, por duas vezes, sede do Governo da Província. Segundo documentos, foi na Casa da Câmara de Cachoeira que Dom Pedro I foi aclamado Regente e Defensor do Brasil, em 1822. Todos os anos, no dia 25 de junho, o governo estadual é transferido para a cidade, num reconhecimento histórico, já que é a segunda capital da Bahia, de acordo como a Lei Estadual nº 10.695/07.
 
Para conhecer Cachoeira, ficamos na Pouso das Artes Hospedaria, uma pousada muito linda e charmosa, que parece uma galeria de arte. Destaque para o café da manhã afetivo marcante, o atendimento perfeito e para a Mariscada, uma das pedidas mais populares do Restaurante Bistrô da Pouso e uma delícia que vale a pena experimentar.
 



Cidade Monumento Nacional

Cachoeira-berços-sabores-Culinária-Baiana-Comida-da-Bahia-Imagens-Gabriela-Simões-Comida-da-Bahia-Restaurante-do-Porto
O Restaurante O Porto, fica em um histórico casarão colonial.
Nos tempos áureos, Cachoeira acumulou grande riqueza, refletida no seu lindo casario barroco, igrejas e museus que levaram-na a alcançar o status de "Cidade Monumento Nacional", segundo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Outro título importante é de "Cidade Heroica", pela participação decisiva nas lutas pela Independência da Bahia, no 2 de Julho de 1823. De Cachoeira partiu a tropa que marchou até Salvador para expulsar, definitivamente, os portugueses que resistiam a independência do país.

A significativa presença e interação entre afrodescendentes, índios e europeus - de variadas nacionalidades - originaram a riqueza e diversidade da cultura popular local. Orgulhosa do seu passado, Cachoeira é uma das cidades baianas que mais preservaram a sua identidade cultural e histórica, o que a faz um interessante roteiro turístico histórico.

Entre os seus legados, está o Samba. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O Samba de Roda surgiu no Reconcavo, no século XVII, entre as cidades de Santo Amaro e Cachoeira, criado pelos africanos que mesclaram a língua, a poesia e alguns instrumentos portugueses. Em seguida, foi levado para o Rio de Janeiro, onde veio a se tornar o Samba Urbano, um dos símbolos de identidade brasileira no século XX.


Cachoeira-berços-sabores-Culinária-Baiana-Comida-da-Bahia-Imagens-Gabriela-Simões-Comida-da-Bahia-Sincretismo-Religioso
O sincretismo religioso da cultura afro-brasileira.
Outro ritmo, o Reggae tem uma grande importância em Cachoeira, contribuindo para a formação de uma nova geração de músicos e artistas. A relação entre Cachoeira e o Reggae é um exemplo de como a música pode ser um poderoso veículo de expressão e identidade. A cidade abraçou o Reggae e o transformou em um elemento fundamental de sua identidade.
 
A interação entre afrodescendentes, índios e europeus encontra-se presente, também, no sincretismo religioso, com forte presença da cultura afro-brasileira e das manifestações do catolicismo. A cidade é um baluarte cultural dentro da Bahia, o que se demonstra pelos seus inúmeros museus e movimentos populares. Essa diversidade cultural se refletiu na cozinha, com a troca de receitas e ingredientes.


Cachoeira-berços-sabores-Culinária-Baiana-Comida-da-Bahia-Imagens-Gabriela-Simões-Comida-da-Bahia-Porto
O licor pode ser experimentado nos receptivos da cidade.
Atualmente, um dos seus principais produtos são os licores, uma bebida com uma história rica e sabor inconfundível. Existem sabores de diversas variedades de frutas, como Jenipapo, Maracujá e Coco, mas também há com especiarias, Chocolate e Café. A produção de licor em Cachoeira é uma tradição familiar, passada de geração em geração. Cada família possui sua própria receita secreta, o que torna cada licor único e a maioria pode ser experimentado nos diversos receptivos dos fabricantes, antes de ser comprado.


 
Mais do que uma cidade histórica, Cachoeira é um celeiro de sabores que serviu de berço para a rica culinária baiana. A cidade, com suas raízes históricas e culturais profundas, foi um dos berços da cozinha afro-brasileira, que se tornou um dos ícones da gastronomia nacional. A fertilidade do solo e a proximidade do mar proporcionaram uma grande variedade de ingredientes frescos, como frutos do mar, legumes, ervas e especiarias.


Uma das opçõs mais tradicionais para experimentar a gastronomia de Cachoeira é o Restaurante 🍽️ Pai Tomaz que tem mais de 35 anos, na Rua 25 de Junho e serve uma comida maravilhosa, além de ser muito charmoso e confortável. Destaque, também, para o atendimento. Nós degustamos a Carne 🍖 do Sol e o Filé ao Molho Madeira 🪓, duas delícias.


Cachoeira-berços-sabores-Culinária-Baiana-Comida-da-Bahia-Imagens-Gabriela-Simões-Comida-da-Bahia-Maniçoba-O-Porto
Maniçoba, um dos pratos mais emblemáticos da Bahia.
A fusão de culturas deu origem a pratos que transcendem fronteiras e encantam paladares como as Moquecas, o Caruru e a Maniçoba, um dos pratos mais emblemáticos da Bahia, só para citar alguns.

A Maniçoba, além de ser um prato tradicional da culinária brasileira, possui um significado especial para Cachoeira, sendo um patrimônio cultural e gastronômico. A versão baiana costuma ser mais picante e leva ingredientes como o camarão seco. Dentres as diversas opções, experimentamos a Maniçoba dCachoeira no Restaurante do Porto, serve a tadicional Maniçoba, um dos pratos mais emblemáticos e saborosos da culinária Baiana.



Divsos restaurantes locais oferecem a oportunidade de degustar a verdadeira culinária baiana, com destaque para a Maniçoba, as Moquecas, o Caruru, o Acarajé, o Abará e o Vatapá, além de outras delícias.

Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Adega

[Adega][grids]