O que é que a Bahia tem

[O que é que a Bahia tem][bsummary]

Onde Ficar

[Onde Ficar][threecolumns]

News

[Notícias][bleft]

Onde comer Maxixada de Carne Seca deliciosa curtindo um Samba de Roda raiz

O Afrochef Jorge Washington faz um importante resgate de pratos da gastronomia baiana na “Culinária Musical”, que volta a acontecer, uma vez por mês, a partir das 12h, Casa do Benin, no Pelourinho.
 
Onde-comer-Maxixada-Carne-Seca-deliciosa-curtindo-Samba-Roda-raiz-Comida-da-Bahia-Imagens-Gabriela-Simões-Jolimont
Maxixada de Carne Seca com o espumante Jolimont.
Por Miguel Brusell
Imagens: Gabriela Simões

Pense em uma vida fácil na Culinária Baiana. É a vida das Moquecas de Camarão, Peixe, Ostras ou Polvo; da Carne do Sol com Pirão de Leite; do Caururu; do Acarajé, do Abará, do Vatapá e, até, a dá Casquinha de Siri. Do Filé à Parmegiana - sim, você sabia que o Filé à Parmegiana foi inventado na Bahia, no entroncamento de Jaguaquara, entre as décadas de 50 e 60, do século passado -, do Bobó de Camarão, da Mariscada, do Cozido com Pirão, entre outras Comidas da Bahia de vida fácil, tudo é lindo e maravilhoso.


Vida difícil tem alguns pratos que, atualmente, não são mais encontrados, facilmente, em restaurantes como a Maxixada, o Xinxim de Bofe, Arroz De Hauçá, Bacalhau Martelo, as Moqueca de Feijão, de Miraguaia, de Carne Seca com Mamão Verde, do Fígado com Maxixe e, até a coitada da Galinha ao Molho Pardo. São pratos de vida difícil da Afro-Gastronomia Afetiva que fazem sucesso, apesar de não serem muito comerciais e de não fazerem parte do cardápio da maioria dos restaurantes do Estado.


No seu trabalho de resgate “Culinária Musical”, o Afrochefe mistura as culinárias afro-brasileira, sertaneja, nordestina a suas lembranças familiares, ao seu carisma e bom gosto, desde a escolha dos ingredientes, até as atrações musicais. A próxima edição está prevista para o Domingo, 3 de Novembro. As atrações musicais e o prato a ser resgatado ainda serão divulgados.


No dia em que fomos, além da Maxixada de Carne Seca, tinha o tradicional Arrumadinho de Carne de Fumeiro e a muito pedida Casquinha de Siri. Harmonizamos a Maxixada de Carne Seca com o espumante gaúcho, Jolimont que você encontra na Vinha e Vinhos
 
SERVIÇO:
O que: Culinária Musical
Quando: 3 de Novembro (domingo), 12h às 17h
Quanto: entrada R$30, pratos R$80 (p/ 2 pessoas)
Onde: Casa do Benin (Pelourinho)

Onde-comer-Maxixada-Carne-Seca-deliciosa-curtindo-Samba-Roda-raiz-Comida-da-Bahia-Imagens-Gabriela-Simões-Jorge-Washington
A simpatia do Afrochef Jorge Washington.

O CULINÁRIA
 
Da união de um ambiente agradável com boa música, papo com amigos e comida que remete aos almoços em família – daqueles que ficam eternizados na memória afetiva –, surgiu, em 2017, o projeto idealizado pelo ator, produtor cultural e também Afrochef, Jorge Washington. A união da boa música aos pratos da gastronomia popular tem conquistado um público fiel que tem transformado o evento como a opção de lazer das tardes de domingo em Salvador.


Depois de mais de 100 edições com a participação de mais de 10 mil pessoas em seis anos, o projeto Culinária Musical chega a 2024 se estabelecendo na agenda cultural de Salvador. Um projeto que hoje, além de ser um ponto de convergência de cantores (as) e compositores (as) da cidade, é um espaço para desfrutar de uma culinária especial preparada pelo Afrochefe.
 
A iniciativa abriga também lançamentos de livro, desfiles de moda, performances de dança e intervenções poéticas. O Culinária Musical é uma vitrine para artistas baianos em início de carreira, como já consolidados, além de ser um espaço de intercâmbio com artistas de outros estados.
Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Onde Comer

[Onde Comer][grids]