O que é que a Bahia tem

[O que é que a Bahia tem][bsummary]

Onde Ficar

[Onde Ficar][threecolumns]

Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Laticínios Kadosh transforma Vila do Abrantes no Algarve Brasileiro

Dando continuidade à “Rota do Queijo Na Bahia”, apresentamos o Laticínio Kadosh, que colocou Vila do Abrantes no cenário internacional da produção de queijos de cabra, assim como a região do Algarve, em Portugal.

Laticínios-Kadosh-transforma-Vila-do-Abrantes-Algarve-Brasileiro-Comida-da-Bahia-Imagens-Gabriela-Simões
Kadosh colocou Abrantes no cenário de queijos de cabra.
Por Miguel Brusell
Imagens: Gabriela Simões
 
As duas regiões, Algarve, no extremo sul de Portugal e Vila do Abrantes no Litoral Norte de Salvador, surgiram a partir de vilas de pescadores e, atualmente, são conhecidas pelas suas praias, bares, restaurantes, hotéis e resorts de golfe. Outra coisa que as duas regiões que atraem turistas o ano todo tem em comum é a produção de Queijo de Cabra.



Laticínios-Kadosh-transforma-Vila-do-Abrantes-Algarve-Brasileiro-Comida-da-Bahia-Imagens-Gabriela-Simões-Biquinho
Kátia não sábia o que fazer com os queijos no estoque.
Junto com Provence e Poitou-Charentes, na França; Toscana e Lombardia, na Itália; Andaluzia e Catalunha, na Espanha; os Açores e Algarve, em Portugal; a Grécia, Turquia, Israel e Curaçá, na Bahia, Vila do Abrantes está entre as regiões produtoras dos melhores queijos de cabra do mundo e premiados internacionalmente. Essas regiões são conhecidas por produzir queijos de cabra de alta qualidade, com características únicas e sabores distintos.
 
Este reconhecimento foi conseguido graças ao Laticínio Kadosh, empreendimento da Família Santa Rosa que tem uma história inspiradora na produção de diversos tipos de queijos feitos com leite de cabra. Tudo começou um pouco antes de 2018 motivado pelo gosto da matriarca, Maria Hermínia por queijo de Cabra.



Laticínios-Kadosh-transforma-Vila-do-Abrantes-Algarve-Brasileiro-Comida-da-Bahia-Imagens-Gabriela-Simões-Biquinho
O premiado Queijo Coalho com Pimenta Biquinho.
Inconformada com a dificuldade para achar e o alto custo, dona Hermínia começou a produzir o queijo para consumo próprio. Tudo começou com duas cabras, compradas pelo seu marido Antônio Roque para satisfazer o capricho da esposa e foi crescendo até que um dia, dona Hermínia convocou a filha Kátia, que trabalhava como enfermeira, para ajudar a resolver um problema, ela estava com mais de seiscentos queijos no estoque e não sábia o que fazer.
 
A partir daí, Kátia abandonou a profissão e começou a se dedicar a conseguir os registros sanitários para vender os queijos da mãe. Hoje, a Kadosh conta com o Certificado de Inspeção Estadual, concedido pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) para produzir, transitar e comercializar queijos de cabra e conquistou o primeiro Selo Arte que é uma certificação concedida a produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal, garantindo a qualidade, a segurança e a origem tradicional do produto.


Laticínios-Kadosh-transforma-Vila-do-Abrantes-Algarve-Brasileiro-Comida-da-Bahia-Imagens-Gabriela-Simões-Mel-Uruçu
Mel de Uruçu produzido na Kadosh.
Ao obter esse selo, o produtor artesanal tem autorização para comercializar seus produtos em todo o território nacional. A Kadosh foi Top Of Quality Brasil por três anos seguidos e foi citada no Guide Fromage da França. O Top of Quality é uma certificação brasileira de qualidade que indica que o queijo passou por uma avaliação rigorosa e atende a padrões de excelência estabelecidos.
 
Guide Fromage da França é um guia francês especializado em queijos, considerado uma referência mundial no assunto. A presença do queijo Kadosh nesse guia indica um reconhecimento internacional da qualidade do produto.
Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Adega

[Adega][grids]