O que é que a Bahia tem

[O que é que a Bahia tem][bsummary]

Onde Ficar

[Onde Ficar][threecolumns]

News

[Notícias][bleft]

Em 2024 fomos para as vinícolas, em 2025 vamos mostrar o que é que a Bahia tem

Como acontece desde o dia 16 de abril de 2011 - quando nasceu o Comida da Bahia; em 2024, mantivemos a galera informada sobre o cenário gastronômico, hoteleiro e de restaurantes, Chefs, eventos, receitas, além de dicas culinárias e de harmonizações.
 
Em 2024 fomos para as vinícolas
Em 2024 fomos para as vinícolas.
Por Miguel Brusell
Imagens: Gabriela Simões
 
A diferença é que ampliamos a nossa atuação para o interior do Estado. Isso mesmo. Após 13 anos promovendo a rica gastronomia da Bahia, com foco em ingredientes regionais e receitas tradicionais, descobrimos a nossa verdadeira vocação: mostrar “O que é que a Bahia tem”. Iniciamos o projeto, modestamente, com a coluna “Vamos para a Vinícola”, criando a Rota do Vinho na Bahia, que serviu de inspiração para muita gente boa.



“Vamos para a Vinícola” teve a honra de nascer na mesma maternidade da “Capital do Vinho da Chapada”.
Vamos para a Vinícola nasceu junto com a “Capital do Vinho”.
Pegamos a estrada no final do mês de maio, partindo para Morro do Chapéu, onde a coluna nasceu, junto com a “Capital Do Vinho Da Chapada Diamantina”. Anunciamos, em primeira mão, que a simpática cidade tinha alcançado o título no dia 3 de maio, quando o Governo do Estado publicou no Diário Oficial a Lei 14.683 sancionando como a "Capital do Vinho da Chapada Diamantina".

Assim como os Três Reis Magos que levaram Ouro, Incenso e Mirra para o Menino Jesus, o Comida da Bahia foi registrar e embalar o nascimento da bucólica e simpática Capital do Vinho da Chapada, o mais novo polo do enoturismo do Estado, cumprindo o nosso dever junto a “Galera do Comida da Bahia”. Ficamos no lucro, a Coluna “Vamos para a Vinícola” teve a honra de nascer na mesma maternidade da “Capital do Vinho da Chapada”.

Também fomos muito bem recebidos pela população que, em poucas curtidas e compartilhadas da sua terra natal, se juntou a “Galera do Comida da Bahia”. Fomos com o objetivo inicial de apresentar as três vinícolas que estavam funcionando na época e o famoso Restaurante Eusépio por indicação da “Galera do Comida da Bahia” que insistia que tínhamos que conhecer. A recepção ao nosso projeto foi tão intensa que, a cada lugar que íamos, saímos com a indicação para apresentar mais um ou dois novos.
 
Uma viajem só não deu para atender tantos convites e indicações para degustação. Nesta viagem, apresentamos a Pousada Vale Ouro, o tradicional Diamantina PalaceHotel, a Charcutaria Sabor Latino, as vinícolas Santa Maria, Reconvexo e a Vaz. Ainda conhecemos a Akã Óleos Essenciais, no assentamento Barra 2 dos Quilombolas, e a Dona Erezita ou dona Zita, uma Chef raiz - formada pela cultura do seu povo com louvor que prepara pratos surpreendentes, mediante agendamento.



batemos um papo com a prefeita Juliana Araújo
Batemos um papo com a prefeita Juliana Araújo.
Fomos conferir as delícias que Carol Café prepara para o lanchinho da tarde. Vivemos uma experiência, única, de um jantar, no pé do aquecedor a lenha, na Varanda Bistrô. Tivemos a honra de conhecer dona Terezinha do Restaurante Eusepio e experimentar as delícias que ela prepara. Ainda fomos no Restaurante Colonial, conhecer o seu charmoso fogão a lenha, e o Morangão Top que oferece uma enorme variedade de produtos com morango.
 
Logo em seguida voltamos para dar conta de tantos convites simpáticos que recebemos. Voltamos, em agosto para o Festival de Inverno e tivemos a oportunidade e a honra de participar da inauguração da Vinícola Sertania, a nova joia da Chapada Diamantina, onde conhecemos e batemos um papo com a prefeita Juliana Araújo. No Festival de Inverno assistimos Barão Vermelho, Calcinha Preta, Tribos de Jah, Tarcísio do Acordeom, Dudu Nobre e É O Tchan. Desta vez, tivemos a oortunidade de apresentar a Soledade Pousada e Apart Hotel.

 
Gostamos tanto de pegar a estrada e de ver como é linda a nossa Bahia que logo aconteceu a segunda perna da Rota do Vinho.  Para satisfazer os caprichos da “Galera do Comida da Bahia” amante do vinho, a coluna “Vamos para a Vinícola” foi ao Vale do Rio São Francisco, para a região das cidades de Juazeiro e Petrolina que estão situadas no meio de várias delas em municípios vizinhos.



Vinícola Rio Sol
Conhecemos a Vinícola Rio Sol.
No caminho passamos pela cidade de Senhor do Bonfim na hora do almoço, onde paramos em um dos melhores restaurantes da Bahia, o Ô de Casa que oferece uma refeição caseira que remete à infância. Em Juazeiro, atendendo a convite dos Hotéis Lazar, apresentamos para a “Galera do Comida da Bahia” o Grande Hotel e sua vista deslumbrante para Petrolina e o pôr do sol.
 
Nesta viajem, apresentamos os municípios de Casa Nova e Curaçá, pelo lado da Bahia; e Lagoa Grande, em Pernambuco mostrando o roteiro enoturístico e a beleza da paisagem sertaneja e do Vale do Rio São Francisco. Apresentamos o Vapor doVinho; a Vinícola Terranova Miolo; a Vinícola Rio Sol; e o transfer da ValeTurismo para degustar os vinhos sem problemas. Em Curaçá, apresentamos o vinhateiro José Figueiredo que produz o Vinum Sancti Benedictus e conta muitas histórias sobre o início da produção do vinho no Brasil e na região Nordeste, na sua "pícola cantina" em forma de barrica de Carvalho.


O roteiro de visitas foi intenso, mas sobrou tempo para apresentar para a “Galera do Comida da Bahia” a Churrascaria Chimarrão e o Pôr do Sol da River Beer, um passeio de catamarã para ver o pôr do sol, animado com som ao vivo e Chopp Free.


Hotel Novoleste, um Ícone em Senhor do Bonfim.
Hotel Novoleste, um Ícone em Senhor do Bonfim.
Como uma viajem chama a outra, na passagem por Senhor do Bonfim ficou uma vontade de quero mais. Depois de poucas curtidas e compartilhadas, de novo, a população da cidade aderiu a “Galera do Comida da Bahia” e fomos convidados para apresentar vários locais irados da cidade.
 
Voltamos para Senhor do Bonfim, em agosto, para o 2º Festival Gastronômico, onde tivemos a oportunidade “Celebrar Os Sabores Autênticos Da Terra” e apresentar para a Galera do Comida da Bahia o Hotel Novoleste, Um Ícone De Senhor do Bonfim.


Em setembro, já com saudade da estrada, resolvemos conhecer Cachoeira, Um Dos Berços Da Culinária Baiana, com uma história que une negros, índios e brancos. Cachoeira é uma das principais cidades do Reconcavo, região com forte influência na culinária baiana e nacional. Para conhecer Cachoeira, ficamos na Pouso dasArtes Hospedaria.


Cachoeira, um dos berços da Culinária Baiana.
Fomos a Cachoeira, um dos berços da Culinária Baiana.
Tivemos a oportunidade de divulgar o trabalho dos Restaurantes Arraial do Quiabo, Pai Tomaz, do Porto e de alguns licores. A produção de licor, em Cachoeira, é uma tradição familiar, passada de geração em geração. Cada família possui sua própria receita, o que torna cada licor único e a maioria pode ser experimentado nos diversos receptivos dos fabricantes, antes de ser comprado.
 
Quando retornarmos para Salvador participamos do Festival Do Queijo Artesanal Da Bahia, no Mercado do Rio Vermelho, onde conhecemos mais de 60 produtores de todo o Estado. Este encontro no despertou a vontade de criar a Rota Do Queijo na Bahia, projeto que teve início em novembro quando fomos a Dom Macedo Costa, a convite da Dom Queijos Artesanais.



Em seguida, fomos a Vila Do Abrantes apresentar para a Galera do Comida da Bahia o Laticínios Kadosh. Em dezembro, a convite da Fazenda Emu fomos a Oliveira Dos Campinhos acompanhar a produção do Queijo Boursin. Aproveitamos o caminho para conhecer e apresentar o Hotel Fazenda Mirage que funciona logo após a cidade de Amélia Rodrigues, a 91 Km de Salvador, como uma opção de hospedagem da “Rota do Queijo”.
 
Ainda em dezembro, voltamos a Cachoeira para Acompanhar Os Primeiros Passos de A Fazendinha Gourmet. Aproveitamos e apresentamos a Pousada Pai Thomaz e o Restaurante Maktube Um Dos Mais Queridos De Cachoeira.


Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Onde Comer

[Onde Comer][grids]