O que é que a Bahia tem

[O que é que a Bahia tem][bsummary]

Onde Ficar

[Onde Ficar][threecolumns]

News

[Notícias][bleft]

O que é que a Bahia tem? Restaurante Bargaço, um cartão postal da Culinária Baiana

Pioneiro, o Restaurante Bargaço trouxe uma nova visão aos pratos típicos baianos, introduzindo um conceito profissional e um padrão de excelência, modernizando o setor, se tornando referência e um cartão postal da Bahia.

Restaurante-Bargaço-cartão-postal-Salvador-Comida-da-Bahia-Imagen-Gabriela-Simões-onde-comer-comida-baiana-Siri-Mole1
Siri Mole Frito, uma das especialidades da casa.
Por Miguel Brusell
Imagens: Gabriela Simões
 
Fundado em 1971 pelo pernambucano Leonel Evaristo da Rocha, o Restaurante Bargaço logo se tornou um cartão postal da Bahia, sendo visita tão obrigatória para o turista quanto passar uma tarde em Itapuã, visitar a Lagoa do Abaeté, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo ou o Farol da Barra. Numa época em que restaurantes de comida típica eram as “Cabanas” familiares e informais, foi pioneiro em estrutura e conceito profissional.



Restaurante-Bargaço-cartao-postal-Salvador-Comida-da-Bahia-Imagen-Gabriela-Simoes-onde-comer-comida-baiana-Bargaco
O Bargaço ajudou a solidificar a reputação da culinária baiana.
Teve participação importante na consolidação de pratos típicos de frutos do mar como símbolos da gastronomia baiana, apresentando-os com refinamento, mostrando que era possível combinar tradição e sofisticação. Durante os anos 1970, Salvador já era um importante destino turístico, e o Bargaço se tornou uma parada obrigatória para visitantes nacionais e estrangeiros interessados em experimentar a autêntica comida baiana.
 
Não só ajudou a solidificar a reputação da culinária baiana, como colocou Salvador no mapa da alta gastronomia nacional, sendo um reflexo do orgulho cultural e da riqueza dos sabores locais. O Bargaço era frequentado por artistas, intelectuais e personalidades da época, tornando-se um espaço de convivência e troca cultural, além de um local que representava a identidade baiana.

O mesmo padrão de excelência que o consagrou nos anos 70

Ao apostar em ingredientes regionais e frutos do mar, o Bargaço fortaleceu a cadeia produtiva local, gerando empregos, promovendo sustentabilidade econômica, inspirando outros empreendimentos de comida baiana na Bahia e no Brasil.
 
Do elegante recepcionista do estacionamento exclusivo ao excelente cafezinho, o Comida da Bahia foi recebido com o mesmo padrão de excelência que o consagrou o Restaurante Bargaço nos anos 70.  O cardápio oferece a mesma variedade de opções, incluindo a famosa moqueca de peixe, camarão frito, casquinha de siri e a lula à dorê. O Restaurante oferece opções de entrada, prato principal e sobremesas.


Restaurante-Bargaco-cartao-postal-Salvador-Comida-da-Bahia-Imagen-Gabriela-Simoes-onde-comer-comida-baiana-Sobre-mesa
Para a sobremesa, Bolo Búlgaro, Tora de Limão e sorvete.
Começamos os trabalhos com um vinho branco gaúcho do Vale dos Vinhedos, da uva Chardonnay, um reserva da família Dom Cândido, safra 2023 que harmonizou, perfeitamente com toda a refeição. Como entrada, o Comida da Bahia experimentou o famoso Siri Mole Frito, uma das especialidades da casa, sugestão do nosso anfitrião Lucca Tosto. Opção exelente tanto para quem nunca experimentou a iguaria como, também, para aqueles que já conhecem e gostam. No prato principal, ouvimos a sugestão do metre Cartucho e degustamos a Moqueca Bargaço Mista de Peixe, Camarão e Lagosta acompanhada por Pirão, Vatapá, Farofa de Dendê, Salada Vinagrete e uma pimentinha danada de boa.
 
Para a sobremesa, um Bolo Búlgaro, de comer chorando, principalmente se estiver acompanhado de uma bola do delicioso sorvete de creme da casa. Experimentamos, também, a Torta de Limão que, provavelmente, vai te transportar há uma outra época, uma outra história. Não saia da casa sem tomar o excelente cafezinho da Santa Clara, tirando com todo o cuidado que um expresso merece.

Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Onde Comer

[Onde Comer][grids]