O que é que a Bahia tem

[O que é que a Bahia tem][bsummary]

Onde Ficar

[Onde Ficar][threecolumns]

Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Com Aurora Fine Brands, Yael Gai apresenta vinhos israelenses da Golan para enófilos de Salvador

A Diretora Marketing Internacional veio a Salvador para uma série de encontros com apreciadores de vinho, para apresentar alguns rótulos de uma das vinícolas mais renomadas de Israel, reconhecida por contribuição para revolução da qualidade.

Aurora-Fine-Brands-Yael-Gai-vinhos-israelenses-Golan-enófilos-Salvador-Imagens-Gabriela-Simões-Comida-da-Bahia
Yael Gai apresentou dois brancos e  três tintos.
Por Miguel Bruell
Imagens: Gabriela Simões
 
Em uma degustação guiada no Salão Mirabeau Sampaio, o principal do Restaurante da Casa do Comércio, com muita simpatia, Yael Gai, diretora de Marketing e “embaixadora” da Golan Heights Winery, apresentou dois brancos e três tintos da variada produção da premiada vinícola israelense, reconhecida pela contribuição para a revolução da qualidade do vinho do país e responsável por cerca de 30% das exportações.

 
Degustando os vinhos harmonizados com um Menu Degustação Especial, ouvimos Yael contar um pouco da história da viticultura em Israel e falar sobre a tecnologia que envolve esta revolução proporcionada pela Golan. Apesar de ser um dos berços da Vinicultura - com muitas provas arqueológicas de produção de bebida com teor alcoólico a partir do mosto das uvas há mais de sete mil anos -, a região sofreu uma interrupção de cerca de mil e duzentos anos, entre os anos de 600 e 1.800 depois de Cristo, devido ao domínio Islâmico, que proíbe a ingestão de bebidas alcoólicas.


Aurora-Fine-Brands-Yael-Gai-vinhos-israelenses-Golan-enófilos-Salvador-Imagens-Gabriela-Simões-Comida-da-Bahia-Galileia
Mapa de altitudes das colinas de Golan.
Nesse período, as videiras foram exterminadas, o que levou a perca das espécies viníferas que eram cultivadas na região. Pouco depois de 1880, o barão Edmond de Rothschild - da família do Château Lafite, na França - foi fundamental para reintroduzir a viticultura em Israel. Ele financiou plantações de uvas europeias e construiu algumas das primeiras vinícolas modernas, como a famosa Carmel Winery.

Mas a produção de vinhos finos para a exportação ganhou um novo impulso a partir de 1983, com a fundação da Golan Heights Winery na cidade de Katzrin, nas Colinas de Golã. A vinícola, hoje, é reconhecida e já recebeu diversos prêmios internacionais, incluindo o título de "New World Winery of the Year" pela revista Wine Enthusiast em 2012.

Aurora-Fine-Brands-Yael-Gai-vinhos-israelenses-Golan-enófilos-Salvador-Imagens-Gabriela-Simões-Comida-da-Bahia-Guido
A produção de vinhos em Israel, ganhou impulso com a Golan.
Os israelenses são conhecidos por liderar a busca por tecnologia nas mais diversas áreas do conhecimento. Na vinicultura, não seria diferente. A Golan utiliza uvas cultivadas em 16 vinhedos nas Colinas de Golã e um no Alto Galileia, com solo vulcânico e o clima fresco da região para produzir vinhos de alta qualidade. O seu diferencial é que, numa subida de pouco​ menos de 30 minutos de carro, é possível produzir vinhos em diversas altitudes, como o Golan HeightsYarden Syhar, que nos foi apresentado e reúne produções do mesmo tipo de uva, cultivada em altitudes diferentes.
 
A Golan Heights Winery produz vinhos sob quatro rótulos principais. A linha Yarden, elaborada com as melhores uvas e técnicas sofisticadas; a Yarden Cru Elite, de alta qualidade, o ápice da produção da vinícola; A Gamla, de excelente qualidade com bom custo-benefício para o consumo diário e a Mount Hermon, de entrada, com vinhos jovens e acessíveis, perfeitos para quem está começando a explorar os rótulos israelenses.

Marco Stallone, O Centurião Romano Do Vinho

Aurora-Fine-Brands-Yael-Gai-vinhos-israelenses-Golan-enófilos-Salvador-Imagens-Gabriela-Simões-Comida-da-Bahia-Gamla-Yarden
As linhas Gamla e Yarden.
Desta linha, degustamos o Mount Hemon White 2023 das uvas Sauvignon Blanc e Muscat Canelli que harmonizamos com com Pão Delícia e Abará. Um vinho jovem, frutado e aromático o suficiente para não ser enjoativo, ideal para os iniciantes no mundo dos vinhos.
 
Em seguida experimentamos o Gamla Sauvingnog Blanc acompanhado de um Filé de Salmão ao Molho de Maracujá. Sem aquele maracujá característico dos vinhos desta uva produzidos na América do Sul, o molho do peixe supriu a ausência, para quem estava esperando algo do tipo, neste vinho. Muito bem equilibrado, com uma acidez perfeita para acompanhar peixes e frutos do mar.


Aurora-Fine-Brands-Yael-Gai-vinhos-israelenses-Golan-enófilos-Salvador-Imagens-Gabriela-Simões-Comida-da-Bahia-Bons-de-Goles
A confraria Bons de Goles e Yael Gai.
Entre os tintos, começamos com o Mount Hermon, que degustamos acompanhado de uma Carne do Sol com Batata Frita. Apesar de ser um vinho de entrada, o Mount Hermon é um belíssimo exemplar para aqueles degustadores de vinho que preferem o simples mosto da uva fermentado, sem muita firula e barricas. É um vinho marcante.
 
Em seguida, foi a vez do Gamla Pinot Noir que harmonizamos com Filé Aperitivo. Bem mais trabalhado, com passagem em barrica. Para harmonizar com o Filé Chateaubriand ao Molho de Cogumelos experimentamos o Yarden Syhar, um vinho que atesta toda a excelência do povo israelense em tudo que se envolve. Um vinho de altíssima qualidade, elaborado com as mais sofisticadas técnicas da vinicultura.


Aurora

Fundada por Alfredo Jacobsberg, em 1946, a Aurora é uma empresa familiar que nasceu numa garagem, de onde saíam as encomendas para serem entregues de bicicleta. Em quinze anos de trabalho, tornou-se a principal importadora de frutas secas do Brasil. Mas o grande salto da Aurora aconteceu a partir de 1966, quando Werner Jacobsberg assumiu a direção da empresa. Desde 1946, a Aurora importa e distribui as mais renomadas marcas premium, internacionais e líderes de mercado de alimentos e bebidas.

A Aurora apresenta o seu portfolio em quatro divisões comerciais: Destilados & Licores, Vinhos (Inovini), Confectionery e Alimentos Finos, que compartilham de forma produtiva e eficiente as áreas de Vendas, Logística, Importação, Finanças, Administração, TI e Recursos Humanos.


Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


News

[Notícias][grids]